O Espro destaca o Dia do Orientador Educacional, 4 de dezembro, pois esse membro da gestão escolar ajuda a garantir o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens. Ele trabalha para desenvolver valores e relações interpessoais, junto aos professores, inspirando estudantes a serem mais dedicados à participação ativa na sociedade e os deixa preparados para entrar no mundo do trabalho.

De acordo com o decreto nº 72.846/73, o orientador educacional presta “assistência ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito do ensino de 1º e 2º graus, visando o desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação e preparando-o para o exercício das opções básicas”.

A profissão surgiu, inicialmente, para orientar estudantes na escolha profissional, por meio de testes vocacionais, por exemplo. Entretanto, com o tempo, a atuação se expandiu e se tornou algo muito maior. Hoje, esse profissional soluciona problemas educacionais e, acima de tudo, atua pela formação de cidadãos dentro do ambiente escolar.

Podemos dizer que nossos instrutores, psicólogos e tantos outros profissionais do #TimeEspro, desenvolvem esse importante papel com frequência junto aos adolescentes e jovens. Afinal essa é a missão do Espro, formar não apenas profissionais qualificados, mas também cidadãos ativos na construção de uma sociedade melhor.

Parabéns aos orientadores educacionais!

Parabéns a todos os profissionais dedicados à educação!