A filial BH e seus polos de treinamento realizaram diversas ações inspiradas  nas campanhas do outubro rosa e novembro azul em busca de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata. 
Com o intuito de realizar a promoção de práticas e comportamentos considerados protetores da doença como o exercício físico, o controle de peso corporal, o controle do consumo de álcool e drogas e de adotar uma alimentação mais saudável, os jovens da socioaprendizagem prepararam debates, palestras, apresentações nas diversas unidades.

A prevenção do câncer é a ação tomada para reduzir a chance de contrair a doença. Segundo estimativas do INCA cerca de 600 mil de pessoas serão diagnosticadas com câncer no Brasil. Além dos problemas físicos e emocionais causados pelo câncer, os altos custos dos tratamentos são também fatores importantes a serem considerados pelos pacientes e suas famílias. Ao prevenir a doença, o número de novos casos pode ser reduzido, e isso diminuirá não apenas o número de novos casos da doença, mas também o número de mortes causadas pela doença.

Com todas as ações desenvolvidas foi possível promover um debate saudável sobre os temas, conscientizando a todos sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de próstata.