O Espro celebra, hoje (26), seus 42 anos de fundação. Uma data que marca a trajetória de transformação: de mudanças na vida de milhares de jovens e suas famílias em todo o Brasil; de reinvenção da própria instituição; de impacto na sociedade por meio da educação e inclusão no mundo do trabalho.

Hoje é dia de reforçar o nosso compromisso, que é com a transformação social! E isso a gente sabe fazer direitinho: só pra se ter uma ideia, em 2020, um ano marcado pelo desemprego, formamos 21 mil aprendizes, realizamos quase 100 mil atendimentos sociais e estabelecemos parceria com cerca de 3,6 mil empresas. Além disso, 2020 foi marcado também por mudanças, realizações e renovação, tanto físicas como digitais. Tivemos a construção da nova sede, o desenvolvimento da transformação digital com a reformulação de todo conteúdo de socioaprendizagem para o EAD e a digitalização de 100% de nossos processos internos.

O Espro é assim, sempre se reinventando, prova disso está no ingresso ao Programa de Estágio, uma iniciativa que chega para consolidar nossa atuação na jornada de formação, integração e inclusão profissional de adolescentes e jovens.

Ufa, quanta coisa legal, né?!? Mas agora chegou a hora de também relembrar um pouco de como tudo começou, lá em 1979, com a união de seis unidades do Rotary Club de São Paulo, para promover a formação profissional de jovens. Por 20 anos, em uma pequena sede na Rua Tamandaré, o chamado Camp Metropolitano ofereceu a jovens o curso de Capacitação Básica para o Trabalho (CBT).

Em 2000, a instituição adotou um novo nome: Espro – Associação de Ensino Social Profissionalizante. No mesmo ano, ganhou impulso com a promulgação da Lei de Aprendizagem (10.097/00) e tornou-se a primeira ONG certificada para o Programa de Aprendizagem.

Ao longo dos anos, nós expandimos e hoje estamos presente em todas as regiões do Brasil e somos, atualmente, uma das maiores instituições do Terceiro Setor com foco na formação profissional e inserção de jovens realizando ações e atividades em parceria com empresas públicas, privadas e instituições.

Durante mais de 40 anos construímos uma história de transformação social, foram mais de 315 mil encaminhamentos e 729 mil atendimentos sociais, desempenhando um papel estratégico na formação de adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego e, sobretudo, no desenvolvimento de cidadãos conscientes e protagonistas para a construção de uma sociedade mais inclusiva.