destaque-blog-espro_dia-internacional-do-voluntario

Não importa o cenário da sociedade, o voluntariado é sempre necessário! E o Dia Internacional do Voluntário existe para celebrar e agradecer àqueles que dedicam tempo, habilidades e talento para fazer a diferença na vida do próximo. Se você é uma dessas pessoas, saiba que sua atuação pode contribuir com a formação de milhares de adolescentes e jovens aqui no Espro.

De acordo com a Lei do Voluntariado, nº 9.608/98, serviço voluntário é a “atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa”. Por isso, o trabalho voluntário é diverso e estamos sempre expandindo as possibilidades para abranger todo nosso campo de atuação. Atualmente, aceitamos o apoio de fonoaudiólogos, psicólogos, contadores de histórias, instrutores de informática, oficineiros, palestrantes, mentores etc.

Então, não deixe o Dia Internacional do Voluntário passar em branco. Escolha sua causa e comece a contribuir pela construção de uma sociedade mais forte e unida. E ficaremos muitos felizes em contar com seu apoio aqui no Espro. “O voluntariado amplia horizontes. Quando nos voluntariamos, mudamos de lado e enxergamos em outra perspectiva. Melhora o outro, melhora o que somos, transforma as relações. Por isto, não importa qual a sua causa, amplie horizontes e voluntarie-se!”, destaca Kelly Cotosck, gerente de Educação e Aprendizagem do Espro, área responsável pela gestão dos trabalhos voluntários realizados na instituição.

[button type=”default” size=”lg” link=”https://www.espro.org.br/apoiadores/seja-um-voluntario/” ]Seja um Voluntário Espro![/button]

Aumenta interesse de jovens por trabalhos voluntários

E olha só que notícia legal… Segundo pesquisa realizada pela Atados, iniciativa social que promove engajamento em voluntariado conectando pessoas e organizações, houve aumento de 21% no número de jovens, entre 18 e 24 anos de idade, interessados em trabalhos voluntários.

Também foi identificado crescimento geral na procura por práticas voluntárias, de 12% quando comparado ao ano anterior. Parte disso se deve à presente pandemia, que mobilizou pessoas e organizações para reduzir o impacto negativo gerado pela Covi-19. Beatriz Basile de Carvalho, coordenadora de redes da Atados, reflete sobre o atual cenário: “As pessoas passaram a ter mais tempo em suas mãos para dedicar ao próximo, e acreditamos que esse foi o principal motivo para o crescimento”.

Faça parte da nossa causa!

Muito legal essa mudança, positiva, não é mesmo? Ficaremos na torcida para que o engajamento seja permanente e que cada vez mais pessoas consigam se dedicar ao voluntariado. E aproveitamos para deixar aqui um convite: seja um voluntário Espro.

Além de ajudar a transformar a vidas de milhares de adolescentes, jovens, famílias e comunidades, você ainda recebe um certificado de participação, com detalhamento de carga horária, válido para horas complementares acadêmicas, por exemplo. Para participar, basta acessar o link abaixo, conferir as informações e efetuar sua inscrição no formulário.

[button type=”default” size=”lg” link=”https://www.espro.org.br/apoiadores/seja-um-voluntario/” ]Inscreva-se para voluntariado no Espro[/button]

Leia também: