Hoje, dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, a data tem objetivo de conscientizar o mundo sobre a importância da inclusão das pessoas com Down na sociedade.

A data escolhida para chamar a atenção para a causa, tem um significado muito especial, pois o dia 21/03 refere-se a três cromossomos 21 e faz uma alusão à pessoa com síndrome de down.

A síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células. Isso é uma ocorrência genética e não uma doença.

Ao contrário do que muitos pensam o termo “down” Síndrome de Down, não é referente a língua inglesa que significa baixo, para baixo, por baixo, mas sim do médico britânico John Langdon Haydon Down, reconhecido pelo extenso trabalho com crianças. Down foi o sobrenome herdado por parte do pai, de origem irlandesa, ou seja, a Síndrome de Down recebeu esse nome em sua homenagem.

Convidamos o Bento Aparício Zanzini para gravar um podcast mediado pelo nosso superintendente Alessandro Saade, sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Bento Aparício Zanzini é graduado em economia pela USP e é presidente do Conselho de Administração da ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down. Durante a conversa no podcast, ele fala sobre os avanços da Inclusão e dos benefícios das empresas em contratar esses jovens, além de muito mais.

Confira o bate papo na íntegra pelo link.