Imagem colorida com elementos circulares e ao central em destaque a descrição: coral do espro

O Coral

Música, celebração, conquista, evolução e transformação, essas são as palavras que marcaram e descreveram o encerramento de mais um ciclo para mais de 200 jovens aprendizes, colaboradores, parceiros e moradores da cidade de São Paulo, que foram presenteados e convidados a cantar e se emocionar com o Coral do Espro.

Como tudo começou

Há 13 anos, o Coral surgiu e amadureceu ao longo de suas edições, tornando-se uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento de competências comportamentais em adolescentes e jovens inscritos em nossos programas. A ideia foi impulsionada por acreditarmos que a arte, em suas diversas formas, tem um papel fundamental de enriquecimento da jornada pessoal e profissional através das experiências educacionais, proporcionando benefícios que vão além das capacidades técnicas alcançando os softs skills mais requisitados no mundo do trabalho.

A música é uma forma de expressão que permite aos jovens canalizarem emoções, construírem autoestima e desenvolverem habilidades de trabalho em equipe, essenciais para o ambiente profissional, possibilitando que se sintam preparados para enfrentar os desafios profissionais com inteligência emocional, criatividade, flexibilidade e pensamento inovador. As demandas atuais do mercado e os saltos de avanços em comportamento e tecnologia, exigem e valorizam cada vez mais os profissionais que possuem habilidades além das técnicas, e a vivência artística ajuda a desenvolver a capacidade em resolver problemas, trabalhar em colaboração e comunicar assertivamente.

O Coral tornou-se não apenas uma ferramenta poderosa para capacitar e preparar adolescentes e jovens, mas um espaço de voz e expressão.

Bastidores

Podemos dizer que engajar e levar para a escadaria do Theatro Municipal de São Paulo mais 200 jovens é um desafio gigante e com muito trabalho a ser feito. É por isso que não faltaram emoções, muitas risadas e aprendizados nos bastidores.

As preparações começaram quatro meses antes, foram diversas as aulas de música, canto, ensaios, partituras para lá e para cá, escolhas e mudanças de repertório musical. Os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar “o momento estrela” de um evento por completo, participaram da passagem de som, entrevistas, sessão de fotos e do clima pré palco que paira sobre o ar.

O caminho da unidade em que realizam suas atividades teóricas do programa de aprendizagem até o Theatro Municipal de São Paulo foi feito a pé, despertando pelas ruas do centro da cidade um ar de curiosidade e celebração.

A décima edição

Após a pandemia de Covid-19, o Coral do Espro, retomou sua apresentação capacitando em canto mais de 200 jovens do programa de aprendizagem, totalizando ao longo de suas edições mais de 3 mil jovens capacitados.

O evento aconteceu no Dia 20 de dezembro, às 12h, na escadaria do Theatro Municipal de São Paulo, com a proposta de dar voz aos jovens para transformar o futuro e contou com o patrocínio da Unika, indústria de produtos destinados a Gelaterias, Sorveterias e Confeitarias, que uniu-se a nós para comemorar o encerramento de um ano repleto de esperança e transformação. A doação de 1% do valor de suas vendas ao Espro, afirma seu compromisso com a construção de um mundo melhor.

A abertura da celebração ficou por conta dos jovens do projeto Arte, Educação e Trabalho (AET), que aconteceu em 2023 no contraturno ao programa de aprendizagem, com foco em aulas instrumentais de violão. Eles tocaram as músicas Asa Branca – Canção de Luiz Gonzaga e Trem Bala de Ana Vilela. A apresentação durou em torno de uma hora e os jovens fizeram sucessos ao interpretar:

  • O Sol – Vitor Kley
  • Gostava Tanto de Você – Tim Maia
  • Um Sino Feliz 
  • Oh Happy Day – Edwin Hawkins
  • Trem Bala – Ana Vilela
  • Vagalumes – Pollo
  • A Hora é Essa – Jorge e Matheus

O encerramento trouxe ainda o agradecimento por parte do Superintendente Alessandro Saade que reconheceu a evolução, desempenho e espetáculo incrível que os jovens realizaram respeitando suas pluralidades.

Veja algumas fotos desse dia especial: