Na primeira Reunião Ordinária do FETIPA – Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador, realizada no dia 24/01/2024, no Prédio da ESA – Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes, vinculada à Ordem dos Advogados do Estado da Bahia- OAB. Neste encontro ocorreu uma significativa discussão acerca de ações, estratégias e práticas visando à prevenção e ao enfrentamento do Trabalho Infantil no Carnaval de Salvador.

Nesse importante encontro, que contou com a participação de representantes da sociedade civil. Entidades não governamentais e órgãos públicos, um total de 20 pessoas estiveram presentes, convergindo esforços para abordar questões cruciais relacionadas ao tema em questão. A assistente social da unidade de Salvador, Ana Paula Cunha, teve a honra de representar o Espro e compartilhar perspectivas valiosas durante a reunião.

A discussão girou em torno das ações necessárias para enfrentar o trabalho infantil e a exploração sexual durante os festejos carnavalescos no Município de Salvador. Além disso, destacou-se a relevância da ação do TRT5 nas praias de Salvador para a campanha de arrecadação de material escolar, reforçando o compromisso com a educação e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Trabalho infantil e exploração sexual – Diálogos que precisamos ter

A interação durante a reunião proporcionou uma compreensão mais aprofundada e uma sensibilização significativa em relação a essa temática crucial. A ênfase recaiu sobre a contribuição fundamental de todos os membros e da sociedade em geral para o enfrentamento dessa problemática complexa e persistente.

Durante o evento, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho, ressaltou as ações de fiscalização para os festejos carnavalescos. Da mesma forma, o Conselho Tutelar divulgou o trabalho que será executado nas mediações do circuito, contribuindo assim para uma atuação mais direcionada e eficaz.

Em suma, a Reunião Ordinária do FETIPA, teve o um espaço de diálogo e colaboração, assim como também um marco para fortalecer o comprometimento coletivo na luta contra o trabalho infantil e a exploração sexual.

Na imagem temos toda a equipe participante do Fórum reunidos e posando para a foto segurando o folheto do programa.