Você sabia que de acordo com os dados do LinkedIn, a computação em nuvem (cloud computing) foi classificada entre as principais habilidades técnicas que as empresas mais precisaram nos últimos três anos?

E não para por aí, a Gartner, uma das principais consultorias de tecnologia do mundo, projeta que o setor de tecnologia de computação em nuvem movimentará globalmente US$ 591,8 bilhões em 2023. No Brasil, o valor movimentado em 2022 foi de cerca de US$ 90 bilhões.

Esses dados reforçam o movimento de transformação que o mercado de trabalho tem passado nos últimos anos e a necessidade dos jovens profissionais iniciarem suas carreiras prontos para tecnologias digitais.

Em colaboração com a Amazon Web Services (AWS), empresa de computação em nuvem da Amazon, líder de mercado no Brasil e no mundo, o Espro passa a fornecer treinamento profissional gratuito, cujo objetivo é o desenvolvimento de habilidades em cloud computing no Brasil, por meio do AWS re/Start. Esse programa de qualificação profissional tem 12 semanas de duração e visa ajudar desempregados, subempregados e pessoas vulneráveis a desenvolver competências em cloud computing para conectá-los a oportunidades em empresas locais.

O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2025, metade da força de trabalho global precisará de requalificação e 97 milhões de novas funções surgirão devido à digitalização. Juntos, o Espro e a AWS re/Start estão construindo uma geração diversa e inclusiva de novos talentos em cloud, envolvendo jovens que estão em situação de desemprego ou subemprego e que, de outra forma, não teriam acesso a essa carreira.

Como será aplicado no Espro o programa AWS re/Start com foco em computação em nuvem

Projetado para oferecer suporte a pessoas desempregadas ou subempregadas e com pouca experiência em tecnologia, o AWS re/Start será para ex jovens aprendizes, com idade entre 18 e 24 anos, que após finalizarem o programa de socioapredizagem do Espro não empregaram no mercado de trabalho e têm o objetivo de desenvolver as habilidades profissionais específicas necessárias para exercer funções básicas em cloud computing. A primeira turma do AWS re/Start será implementada no Espro em 24 de abril de 2023, as aulas serão online, de segunda a sexta-feira, com carga horário de 4 horas por aula.

Os participantes terão acesso a novas habilidades em computação em nuvem, treinamento de carreira, como estruturar um currículo e encaminhamento para entrevistas com empregadores locais. Após a conclusão do programa, o Espro apoiará os graduados com conexões diretas com os empregadores. Os graduados do AWS re/Start estarão preparados para trabalhar com o nível básico envolvendo cloud computing.

“Estamos animados em poder colaborar para a criação de um banco de novos talentos global, inclusivo e diverso com habilidades de computação em nuvem. Ao focar em pessoas em vulnerabilidade, temos a chance de ajudá-las a começar a se tornarem profissionais atraentes ao mercado formal e, mais do que isso, permitimos que essas pessoas se tornem protagonistas da própria vida”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Com o suporte de mentores profissionais e instrutores credenciados, os participantes adquirem uma base de conhecimento de computação em nuvem que os qualifica para empregos em nuvem de nível básico. O treinamento inclui o desenvolvimento de habilidades em programação, rede, segurança e bancos de dados relacionais por meio de aprendizado baseado em cenários do mundo real, laboratórios práticos e cursos. No final do curso, os graduados têm hard skills, soft skillse o “AWS re/Start Digital Badge”, certificação do programa. Os graduados também irão receber vouchers de 100% para prestar o exame para a certificação AWS Certified Cloud Practitioner Certification, uma certificação reconhecida que valida as habilidades de computação em nuvem. O programa AWS re/Start faz parte do compromisso da Amazon de ajudar 29 milhões de pessoas em todo o mundo a desenvolver suas habilidades tecnológicas com treinamento gratuito em computação em nuvem até 2025.

Cada turma de estudantes, apoiada por mentores profissionais e instrutores credenciados, deverá concluir uma capacitação de 12 semanas em tempo integral, ou 24 em tempo parcial, com aprendizado baseado em cenários reais, laboratórios práticos e cursos. O programa AWS re/Start será ofertado pelo Espro em suas filiais nas cidades de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasília e em mais 50 localidades diferentes em turmas presenciais e virtuais.

Como se inscrever para o curso de cloud computing

Os jovens interessados devem ter disponibilidade para curso com duração de três meses e interesse em aprender sobre tecnologia. Para se inscrever, clique aqui.