blog-espro_setembro-amarelo_saude-mental

A campanha Setembro Amarelo reforça o quanto é importante ir em busca de ajuda profissional para cuidar da saúde mental. Mas, pode ser difícil identificar se você, ou alguém que você conhece, precisa ou não desse tipo de assistência. Para começar, tenha em mente que não existe resposta certa, porque depende de muitos fatores.

Entenda que fazer terapia não significa que você seja uma pessoa fraca. Essa é a maior barreira que precisa ser quebrada! Ter medo e preocupação com críticas e julgamentos alheios podem impedir de ter uma vida mais saudável. Roberta Petrauskas, psiquiatra credenciada da Paraná Clínicas, conta que “muitos pacientes evitam a psicoterapia porque se questionarem ‘o que as pessoas vão pensar se souberem que vou ao psicólogo?’”. Mas percebem o quão libertador é esse acompanhamento, desde o início.

[alert type=”info” ]Leia também: O que é o Setembro Amarelo? Conheça a história![/alert]

Portanto, a melhor decisão é ficar atento ao seu comportamento, ou de pessoas do seu meio social, e agir quando identificar sinais de transtornos emocionais, seja procurando ou indicando ajuda. E o momento certo para fazer isso é quando um problema começar a atrapalhar as atividades do dia a dia e o relacionamento com outras pessoas.

Busque ajuda para cuidar da saúde mental quando:

  • Há sentimentos intensos e que oscilam o tempo todo;
  • As relações pessoais não estão bem;
  • É comum sentir dores e/ou uma tristeza profunda que não consegue explicar;
  • Estão surgindo vícios como fumar demais, comer demais, consumir bebidas alcóolicas em excesso, uso de drogas etc.;
  • Está com problemas para dormir e/ou falta de apetite;
  • Perdeu o interessante no cotidiano e não consegue se concentrar em nada;
  • Já pensou em se machucar de alguma maneira.

Existem muitas outras condições que podem indicar necessidade de tratamento da saúde mental, mas, em geral, essas são as principais. Se estiver em dúvida, também vale conversar com familiares, amigos próximos ou entrar em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, que atende gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas no site.

[alert type=”warning” ]💛 APOIE ESSA CAMPANHA! Confira outros posts aqui do blog, ajude a conscientizar seus amigos e compartilhe sua opinião nos comentários![/alert]