Ampliar o horizonte na capacitação de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho é uma missão do Espro, motivo o qual marcou presença, pela primeira vez, na ERH (Encontro de RH) Baixa Mogiana 2019, em 19/07, no ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente). Tradicional no calendário paulista no meio empresarial, o evento é voltado aos profissionais de recursos humanos para empresas da região.

O stand do Espro recebeu visitantes, que passaram a conhecer programas como a FMT (Formação para o Mundo do Trabalho) e Socioaprendizagem, com equipes especializadas em educação e materiais didáticos. Uma vez aproximado o vínculo com empresas, o passo agora é solicitar a validação do treinamento de operação, produção e qualidade, para iniciar o processo de abertura de novas vagas para aprendizes.

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), as cidades da Baixa Mogiana registraram as admissões de 697 aprendizes, perante 460 desligamentos, entre janeiro e maio deste ano. Em 2018, a região chegou a contabilizar 1.248 contratações e 1.295 desligamentos, situação em parte que negativa se comparada a 2017: 1.223 admissões e 1.186 demissões.

Dessa forma, o Espro tem clara a ideia de que existe muito potencial de crescimento na região, onde já dispõe da Socioaprendizagem em Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Santo Antônio de Posse e Estiva Gerbi. A ideia é ampliar o vínculo com mais empresas, destacando que o programa não apenas capacita adolescentes e jovens, como também garante o desenvolvimento social das cidades.

De acordo com o gerente nacional de Relacionamento Institucional do Espro, Paulo Roberto Vieira, a participação da organização no ERH marca uma promissora evolução na capacitação de adolescentes e jovens na Baixa Mogiana. “O encontro foi um sucesso. Divulgamos o trabalho do Espro para empresas da região e mostramos que temos um grande diferencial a oferecer com a FMT e programa de Socioaprendizagem”, disse.