Abril, um mês não definido como o mês da inclusão, mas que é marcado por diversos dias oficiais que ressaltam a importância da inclusão através de diferentes temas e causas. E talvez você não saiba, mas todos esses temas também dialogam com as juventudes brasileiras e a geração de transformações no mundo do trabalho. Desde o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, passando pelo Dia do Jovem Trabalhador até o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, estas datas destacam a diversidade e a necessidade de gerar oportunidades equitativas e garantir acessos para todas as pessoas. No contexto do mercado de trabalho, a inclusão se torna uma pauta fundamental e promove ambientes criativos, inovadores, com aprendizado diário, onde talentos diversos possam prosperar e contribuir para o desenvolvimento coletivo.

As juventudes brasileiras e a pluralidade no mercado de trabalho

Desde a chegada da Lei nº 10.097/2000, que regulamenta o trabalho formal de adolescentes e jovens no Brasil, mais de milhares de pessoas se tornaram jovens aprendizes através da parceria entre instituições regulamentadas e empresas parceiras de diferentes segmentos e portes. Mas essa entrada de futuros profissionais sem experiências anteriores e formação educacional e profissional ainda em processo, ainda encontra dificuldades pelo caminho, o preconceito de contratar alguém muito jovem, sem bagagem profissional e de uma geração diferente. Assim surge o Dia do Jovem Trabalhador, celebrado em 24 de abril.

A data tem como objetivo conscientizar as empresas do quanto pessoas jovens podem acrescentar para o negócio, conscientizando sobre a importância de oferecer aos futuros profissionais a primeira experiência, e com ela, uma oferta de trabalho segura, qualificada, que acrescente aos dois lados envolvidos e que por fim, também contribuí com a diminuição do trabalho infantil, a informalidade, a permanência e conclusão do ciclo escolar. Para os contratados, também transforma a vida presente, através do lazer, da alimentação, do acesso à itens pessoais, e à contratante contribuição para um futuro melhor com profissionais mais bem preparados, oxigenação na empresa com novas ideias, iniciativas e sede de aprendizado.

No Brasil, em 2022, de acordo com a pesquisa do OCDE, 43% jovens de entre 14 e 29 anos não estavam trabalhando, condição que muitas vezes afeta a sua permanência ou ingresso no ciclo superior de ensino. Segundo a Pesquisa de Diversidade realizada pelo Espro em 2023, 51% dos jovens empregados em seu Programa de Socioaprendizagem tem uma renda familiar de até 2 salários mínimos e cerca de 2% dos jovens empregados eram arrimo de família sendo o seu salário a principal ou única fonte de sustento na casa.

E você pode estar se perguntando, mas como datas como o Dia da Conscientização Mundial do Autismo e o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais se relacionam como Dia do Jovem Trabalhador?

A essência de todas essas datas está na importância da diversidade conscientização da necessidade de gerar inclusão e ter práticas diárias que sejam inclusivas. O direito a saúde, educação, trabalho e outras necessidades básicas, está constituído por Lei para todas as pessoas, independente de raça, cor, religião, sexo, opinião política ou outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.  Entretanto, se a ausências das experiências passadas se tornam barreiras na jornada dos jovens que buscam a empregabilidade, para aqueles que possuem transtornos como o Espectro Autista ou são surdos e utilizam a língua brasileira de sinais, conhecida como libras, a falta de oportunidades e seus impactos podem ser ainda maiores.

Existe uma necessidade no mercado de trabalho e um movimento em crescente para que os profissionais e tomadores de decisão enxerguem a inclusão de todas as pessoas e a oportunidade do primeiro emprego em posição de jovem aprendiz para além das cotas judicialmente estabelecidas.

E como nós empresas podemos apoiar e praticar a inclusão?

A Giullia Bardella, jovem aprendiz e Embaixadora Espro, participou em 2023 de um prêmio de mentoria e liderança juvenil realizado na sede do Espro e contou pra gente porque criou um projeto de inclusão e deixou suas dicas de como ser inclusivo e iniciar a comunicação com pessoas surdas. Dá o play!

Outras dicas:

• Consuma conteúdos de letramento sobre as diferentes populações e criado por essas comunidades;
• Entenda como você deve agir e pode apoiar as pessoas que fazem parte desses grupos;
• Tenha e promova práticas de inclusão, nas suas falas diárias, nos conteúdos produzidos, nas materialidades consumidas;
• Mas já que estamos falando de inclusão, a prática de ações inclusivas é tão importante quanto o entendimento sobre a importância da data e a conscientização.

O Dia da Conscientização Mundial do Autismo

Saiba um pouco mais sobre a data, através do depoimento do jovem aprendiz e embaixador Espro, Kevin Souza.

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Conheça um pouco da jornada da Ana Laura, jovem aprendiz Espro com deficiência auditiva.