projeto Novo Ciclo, que desde 2021 vem atuando para romper o ciclo da desinformação sobre menstruação e agir no combate à pobreza menstrual, acaba de ser reconhecido pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, na categoria Transversalidades.

O projeto é realizado parceria com a Inciclo, marca de coletores menstruais e já atendeu mais de 20 mil adolescentes e jovens participantes do programa de sociaprendizagem do Espro em todo Brasil com oficinas sobre higiene íntima, desigualdade, pobreza menstrual, sustentabilidade e inclusão de outras identidades de gênero e distribuição gratuita de cerca de coletores menstruais aos jovens que menstruam e participaram do projeto.

O selo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) para reconhecer práticas de inclusão e diversidade em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor. A edição de 2022, a quinta desde a implantação do programa, contou 313 organizações inscritas, das quais 227 foram reconhecidas por ações de inclusão e diversidades, divididas em 12 categorias temáticas: Infância e Adolescência; Igualdade Racial; Pessoa Imigrante; Juventude; LGBTI; Mulher; Pessoa com Deficiência; Pessoa em Situação de Rua; Pessoa Idosa; Pessoa Privada de Liberdade e Egressa; Povos Indígenas; e Transversalidades, esta última entendida como aquela que agrega em uma prática mais de uma das categorias anteriores.

A partir de agora, o Espro passa a integrar a Rede do Selo, com o propósito de aproximar organizações para troca de experiências e resultados alcançados. O Selo também é um importante instrumento que certifica o nosso compromisso com a transformação social e a promoção dos Direitos Humanos e da diversidade.