No dia 20 de junho é o Dia Mundial do Refugiado — uma data de conscientização que nos convida a olhar com mais atenção para a realidade de milhões de pessoas ao redor do mundo. São mais de 117 milhões de pessoas que foram forçadas a deixar suas casas, suas histórias e sua terra por perseguição, conflitos ou violações graves de direitos humanos.

Uma palavra pode mudar direitos.

Refugiado, migrante, solicitante de refúgio, cada termo carrega um significado legal específico e define o acesso a proteções completamente diferentes.

Pessoas refugiadas são obrigadas a deixar seus países de origem por fundado temor de perseguição, por raça, religião, nacionalidade, opinião política ou situações de guerra e grave violação de direitos humanos. Elas têm direito à proteção internacional específica, incluindo a garantia da não-devolução ao país de origem.

Solicitantes de refúgio já pediram essa proteção e aguardam uma resposta do país de acolhida. A situação é motivada por uma necessidade urgente de segurança, uma vez que o retorno ao país de origem representa risco real.

Migrantes, por sua vez, podem optar por voltar para casa e continuam sob a proteção de seu próprio governo, o que muda substancialmente os direitos e as garantias disponíveis.

Por isso, falar sobre o tema com responsabilidade e empatia importa muito. As palavras que escolhemos têm peso: podem abrir ou fechar portas, humanizar ou invisibilizar. Produzir conteúdo com consciência, evitando generalizações, discursos de ódio e estereótipos.é uma forma concreta de contribuir para a inclusão dessas pessoas.

E o Espro faz a sua parte! 💛

Aqui oferecemos o curso FMT para Refugiados e Migrantes, gratuito e voltado para adolescentes e jovens, com foco na preparação para o mercado de trabalho. Porque acreditamos que toda pessoa merece uma oportunidade real de recomeço.

Atualmente, temos uma turma ativa do curso FMT para Refugiados e Migrantes em Curitiba, com formatura prevista para o dia 24 de julho. 

Quer conhecer essa iniciativa de perto? Assista ao vídeo aqui

Aprofunde o olhar: palestra gratuita no dia 25 de junho 📅

O Fórum Empresas com Refugiados (ACNUR + Pacto Global) promove uma palestra online sobre inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho. Das 10h às 11h, a conversa vai trazer dados, exemplos práticos e caminhos reais para empresas que querem fazer a diferença.👉 Acesse a reunião e garanta sua participação pelo formulário de inscrição.