É tempo de comemoração! A Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) está completando 25 anos em dezembro de 2025. Ela se consolida como uma das mais importantes políticas públicas para a inclusão produtiva no Brasil.

E a melhor notícia é que o sucesso da Lei da Aprendizagem não para de crescer! De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, pelo sétimo mês seguido, o número de jovens aprendizes atingiu um recorde no país. Em setembro, foram contabilizados impressionantes 710.875 jovens com contratos ativos no mercado de trabalho.

Somente em setembro, o saldo de novos aprendizes (diferença entre contratos novos e encerrados) foi de 15.357 vagas. O destaque vai para o setor de Serviços, Indústria e Comércio.

Além disso, no acumulado de janeiro a setembro de 2025, já são 111.976 novos aprendizes contratados.

O Diferencial Social da Aprendizagem

O saldo positivo nas contratações em todos os meses de 2025 mostra que a Lei da Aprendizagem é uma política que funciona. É inegável que os números recordes que celebramos mostram o caminho certo da Lei da Aprendizagem. No entanto, o Espro tem a consciência de que ainda há muito a ser feito e que a desigualdade social exige uma ação contínua e ampliada.

Sabemos que essa transformação não se faz de forma isolada. Ninguém muda a realidade sozinho. O Espro é parte de um ecossistema maior, que inclui o Governo, o setor privado, as famílias e, principalmente, os próprios jovens. Nosso papel é garantir que, passo a passo, e através da colaboração com empresas parceiras, possamos ajudar a mudar realidades por meio da oportunidade. Ao assegurar um contrato de trabalho decente e uma formação de qualidade, o Espro oferece a milhares de jovens a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional. Então, ao contratar um aprendiz, as empresas não apenas cumprem a lei. Elas investem diretamente na transformação da vida de um jovem e no futuro do país.

Cada aprendiz contratado é uma vida que ganha nova perspectiva, uma família que recebe esperança e um futuro que se torna mais promissor. Essa é a nossa contribuição vital para o todo.


Quer entender como a aprendizagem transforma a vida dos jovens e impulsiona o futuro do trabalho no país? Acompanhe o Espro de perto!