Mais de quatro décadas de existência já nos trouxeram grandes alegrias. Você sabia que fomos a primeira instituição certificada para o Programa Jovem Aprendiz no ano 2000, com a chegada da Lei da Aprendizagem, nº 10.097? Mas nossa história começou muito antes disso, em 1979. Naquela época nascemos como Camp Metropolitano, Instituição filantrópica, de direitos privados e sem fins lucrativos, por iniciativa do Rotary Club SP.

Ao longo dos anos, nós nos desafiamos e nos desenvolvemos, crescemos tão quanto um adolescente, e hoje fazemos parte de diversas histórias por todo Brasil. Aos 45 anos, que serão completos em 26 de março, muitas realidades foram transformadas:

História que inspira 45 anos de existência:

“Não consigo imaginar o meu futuro sem o Espro

Março de 1979 marcou dois nascimentos que, de primeiro momento, não teriam ligação alguma. No dia 3 daquele mês, Rossana da Silva Costa nascia no bairro Artur Alvim (zona leste de São Paulo), onde mora até hoje. Já no dia 26, o 3º Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas dava aval para a existência do Espro.

Em 2000, quando o Espro é certificado para o Programa Jovem Aprendiz, Rossana dava à luz Bruna Carolina, após seis anos de relacionamento com Ricardo Silva. “Ela não foi planejada, mas amei: é a minha alegria, companheira e amiga”, diz a mãe.

Dezesseis anos se passaram quando Bruna conheceu o Espro, participando do curso Formação para o Mundo do Trabalho e, em 2018, iniciou na Socioaprendizagem. Efetivada como colaboradora, atuou no departamento de Educação e Aprendizagem, enquanto cursava a faculdade de Administração, paga com o próprio dinheiro e com a ajuda da mãe, na época bloquista em uma gráfica, hoje assistente de contabilidade em uma igreja e associação. Hoje está na área de Contratos, fazendo parte do time de Contas a Pagar. Faço de tudo para dar orgulho aos meus pais e busco de alguma maneira oferecer o melhor para eles. Hoje venho buscando o autoconhecimento e me descobrindo em novas áreas, uma delas é a confeitaria que é uma paixão que eu e minha mãe compartilhamos.

Bruna, não apenas busca corresponder a todo o carinho dado pelos pais, mas também quer mostrar que é possível crescer na região de Artur Alvim, com diversos problemas sociais, e ainda conquistar o seu espaço. “Tenho conhecidos que são traficantes, usuários de drogas e a maioria nem completou o Ensino Médio”, descreve. E mesmo anos depois da sua primeira capacitação aqui no Espro, enxerga a instituição como uma oportunidade de desenvolvimento que passa a valer ainda mais, quando se convive com outras pessoas que não tiveram uma chance similar. “Não consigo imaginar o meu futuro sem o Espro. Provavelmente seria mais uma jovem que não sabe o que fazer da vida e não tem um caminho a seguir”, diz Bruna.

Nascidos no mesmo mês e ano, Rossana não sabia o que era o Espro até 2016. Hoje, a mãe sabe o quanto a entidade se tornou importante para o amadurecimento e crescimento profissional da filha. “Quando ela entrou na Socioaprendizagem, não fui favorável por achar que ela era ainda muito nova, mas o pai dela deu apoio e vi que valeu a pena e está sendo muito bom para ela”.

Reconhecimentos que fazem parte da nossa história

● 2008: Presença marcante com nossa participação na 1ª Edição do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional.

● 2010: Conquistamos o Selo Parceiro da Aprendizagem, Certificação ISO 9001 e a Certificação NGO Benchmarking, por práticas de governança e padrões de gestão no Terceiro Setor.

● 2014: 1° lugar no Prêmio LIF de Sustentabilidade da Câmara de Comércio França-Brasil com o Programa Formação para o Mundo do Trabalho.

● 2015: Vencemos o prêmio Fornecedores de Confiança da Revista Melhor – Gestão de Pessoas, da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

● 2016: pela 2º vez estamos no ranking dos melhores fornecedores de serviços de RH do país, pela revista Gestão&RH.

● 2017: realização da 1ª edição do Prêmio Espro Melhores Escolhas, prestando homenagem a 17 empresas. 2° lugar no Prêmio ABED Belas Artes em Design para EaD 2017.

● 2018: fomos Certificados com o Selo Doar e iniciamos nossas operações no formato EaD – Ensino a distância dentro do Programa de Socioaprendizagem.

● 2019: completamos 40 anos de existência e granhamos o Prêmio “Melhores Fornecedores para RH” no segmento Programa Jovem Aprendiz pela revista Gestão&RH.

● 2020: lançamento da marca do Espro e entrega da nova sede com conceito “open space”. Conquistamos o Selo Empresa Sustentável D4S.

● 2021: muitas conquistas em um único ano. Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar e o Selo de Responsabilidade Social Rotary Foundation. Ingressamos no Fórum Empresas com Refugiados. Iniciamos o Programa de Estágio e o Sistema de Aprendizagem Espro.

● 2022: Atingimos o marco histórico de 1 milhão de atendimentos sociais realizados desde a nossa fundação. Recebemos o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, na categoria Transversalidades.

● 2023: Criamos serviços que aumentaram nosso impacto e capilaridade – Rede e o Sistema Aprendizagem Espro (Rae e Sae). Atingimos a marca de 100% de presença em todos os estados do Brasil atendendo e nos comunicando por meio do Novo Site e a nova Central Omnichannel 2019.

Chegou a hora de celebrarmos com todas as pessoas que construíram esse legado junto com a gente, nossos jovens e ex jovens da nossa trilha de programas de capacitação profissional, parceiros, apoiadores, colaboradores, familiares e comunidades.

A nossa festa, começa aqui: Espro que eu vejo

A partir do dia 19/02 vai rolar o” Espro que eu vejo” em todas as nossas unidades espalhadas pelo Brasil, esse é um projeto que se estende até semana oficial no nosso parabéns e que abre espaço para os nossos jovens de forma inovadora, artística e criativa, contarem com seu jeito e a sua maneira, como impactamos a sua vida.

Em nossa sétima edição, celebrando a chegada de um ciclo especial, sentiremos de novo o frio na barriga em expor, e celebraremos com exposições presenciais, o que não nos acontecia desde a pandemia. Não é demais?
Todos estão convidados a se maravilhar com a gente.

45 anos de oportunidades para adolescentes, jovens e empresas que querem transformar o mundo

A gente quer comemorar alcançando muito mais jovens e contribuindo para que novas histórias e talentos sejam reconhecidos e valorizados. Por isso, já estão abertas as novas vagas para capitar adolescentes e jovens em programas como o FMT, Socioaprendizagem e Estágio, e a oportunidade de contribuir para o crescimento e formação das nossas futuras lideranças participantes dos nossos programas com palestras voluntárias, visitas técnicas e parcerias.