A imagem retrata um grupo de pessoas sentadas em uma sala, possivelmente participando de uma conferência ou reunião.

Nos dias 26 e 27 de outubro, Curitiba foi palco do XIV Encontro Nacional da Febraeda, um evento que reuniu entidades formadoras de todo o país para discutir as boas práticas da aprendizagem profissional. O Espro, uma das instituições presentes, apresentou suas principais inovações nos programas e projetos, mostrando como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade.

Logo no primeiro dia, o Espro marcou presença com a apresentação das principais inovações nos programas e projetos. O painel, conduzido pelo superintendente executivo, Alessandro Saade, detalhou os critérios e aplicação do Índice de Vulnerabilidade Espro (IVE), uma importante ferramenta para identificar os jovens mais vulneráveis e direcionar os esforços para a inclusão social, também apresentou dados sobre as oficinas Novo Ciclo, um projeto de combate e conscientização da pobreza menstrual realizado desde 2021 para 100% dos jovens participantes do Programa de aprendizagem e ainda destacou os desafios e dados de empregabilidade do projeto Formação para o Mundo do Trabalho, uma iniciativa que visa a capacitação profissional gratuita para jovens que buscam oportunidade para o primeiro emprego.

Outra participante do evento foi a Dra. Érika Stancioli, Auditora fiscal do trabalho e coordenadora do projeto de inserção de aprendizes no estado do Paraná. Com sua experiência e conhecimento, ela trouxe insights valiosos sobre o tema e mostrou como é possível fazer a diferença na vida dos jovens através da Aprendizagem Profissional.

No segundo dia do evento, ocorreu uma programação voltada para oficinas e palestras que aconteceram simultaneamente em diferentes salas. O Espro marcou presença com a Oficina “Entre desafios e conquistas: a jornada do Espro com refugiados”, conduzida por Matheus Levandowski, supervisor de educação e acompanhamento da filial Porto Alegre. Ele compartilhou a experiência pioneira do Espro no projeto de Formação para o Mundo do Trabalho para Refugiados e Migrantes.

No último dia do encontro, tivemos uma apresentação especial dos aprendizes da entidade Gerar. O Coral da instituição encantou a todos com canções, encerrando o evento com chave de ouro.

O XIV Encontro Nacional da Febraeda marcou a importância do debate das boas práticas da aprendizagem profissional. O evento trouxe inspiração e motivação para todos os participantes. Que venham mais encontros como esse, para que possamos continuar transformando vidas através da educação e da qualificação profissional. É fundamental que as entidades formadoras continuem trabalhando juntas em prol da inclusão social e da formação de jovens profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.