Arte gráfica com a legenda: Web Summit 2023: Espro marca presença

Com mais de 20 mil participantes e 28 indústrias de 42 países, o Web Summit 2023, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, aconteceu entre os dias 1 e 4 de maio e contou com a participação de CEOs de grandes empresas com atuação e implementação em tecnologia, como Nubank, Magazine Luiza, QuintoAndar, KondZilla, Airbnb, entre outras.

E o Espro marcou presença no evento como participante, além do Superintendente Alessandro Saade e do Gerente de Educação e Aprendizagem Rodrigo Santos, convidamos a Jovem Lenilce Mariano, aprendiz na parceira SX Negócios e uma das ganhadoras da edição RYLA 2022 e a Yasmin Chagas, atualmente estagiária de marketing na parceira GSK onde foi jovem aprendiz pelo programa de socioaprendizagem do Espro e também uma das ganhadoras da edição RYLA 2022, ambas moradoras do Rio De Janeiro, cidade sede do evento, para participar junto as lideranças do Espro.

O convite para participação das jovens na primeira edição do Web Summit 2023 a acontecer fora da Europa e que teve 40% do público participante representado por mulheres, foi mais uma ação do Espro com o objetivo de contribuir com a promoção de diversidade na área de tecnologia. Segundo a Pretalab, uma plataforma que conecta mulheres negras que são ou gostariam de ser da tecnologia, 22% das profissionais em empresas de tecnologias no Brasil são mulheres brancas ou asiáticas, o número cai pela metade para atuação de profissionais negras ou indígenas, 11%.

Não teve acesso ao evento? Convidamos você a saber mais, se atualizar sobre as novidades da área e ainda ter aquela sensação de quem esteve presente com gostinho de quero mais, através dos conteúdos enviados pelas jovens Lenilce e Yasmin.

A percepção de Lenilce Mariano sobre o evento

A primeira impressão que tive sobre o Web Summit 2023 foram as palavras: inovação, tecnologia e futuro. Assim que você entra no local, é possível observar as variedades e avanços tecnológicos que você não vê no dia a dia. O que faz você perceber o quanto o mundo está acelerado e que grande parte da população não tem noção da evolução e revolução que vem acontecendo em cada canto do globo.
Meus focos principais foram bancos (aproveitar que eu trabalho em uma instituição bancária), Inteligência Artificial (IA), programação e tecnologias mais meio ambiente e marketing.

As palestras dos bancos falavam sobre a importância e os cenários de investimentos na América Latina, as expectativas futuras de aplicações bancárias como o Real Digital (a nova moeda digital brasileira), criações de startups e os moldes bancários para essa nova revolução tecnológica.

A minha preferida foi a palestra dada pela Txai Suruí, uma ativista de voz internacional para falar sobre a preservação da Amazônia. Abordou sobre como o homem prefere desmatar do que poder usar todo aquele espaço a seu favor, usar em conjunto com quem entende do local, com quem tem paciência e conhecimento, os indígenas. Uma fala marcante que a mesma apresentou no Q&A, foi em relação ao evento do Google que participou e apontaram essa nova tecnologia de rastreamento das árvores, que descobriram agora. Ela apontou que na Amazônia também existe tecnologia e que essa tecnologia de rastreamento de árvores que eles estavam mencionando, os indígenas já tinham noção há muito tempo e que as pessoas não tinham noção, porque o pensamento de alteridade permanecia. Apontou também sobre a segregação racial do evento.

O segundo ponto em relação a meio ambiente foi no stand da Hurb, que expuseram um projeto para ver aplicado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na criação de um barco para atuar na Lagoa ali localizada, fazendo todo um trajeto sobre o Complexo de Ilhas do local, sendo a mais famosa, a Ilha da Gigoia. O transporte marítimo levará trabalhadores até seus respectivos trabalhos nos quais sejam necessários passar por aquelas águas, ao mesmo tempo que terá componentes para que ocorra a despoluição da mesma. É importante salientar que o local é de uma rentabilidade grande, por ser um local turístico e de grande trânsito de pessoas. A junção de tecnologia e meio ambiente com um propósito final incrível de rever a situação de degradação ambiental.

Em relação a programação, é muito necessário ressaltar a iniciativa do Banco do Brasil em criar o Women In Tech, que seu objetivo principal é inserir as mulheres nesse meio digital, principalmente de programação. Com várias convidadas, as palestras mostraram as contribuições das mulheres para o meio tecnológico, iniciativas apoiadas pelo Banco, falado sobre a desigualdade de gênero no ambiente de trabalho e o porquê e como o programa foi criado, a visão e o que desejam alcançar. Foi o único stand no qual eu vi a preocupação de inserir a mulher nesse ambiente da tecnologia, do futuro.

E temos a Inteligência Artificial que roubou toda a atenção do evento, pois ela era a questão principal de tudo ali. Desde o aumento da sua empresa através do marketing em colaboração com a IA, até robôs, computadores que desenhavam o seu futuro perfeito e o mais temido, a substituição de trabalhos feitos por mentes humanas, pela programação da Inteligência artificial. Explicitar aqui que em todos esses pontos, os destaques foram para a facilidade e a agilidade de trabalho e potencial lucro capital. O mundo é digital e é preciso a incorporação em todos os campos.

O evento contribuiu para a minha formação no fato de que foi mais uma oportunidade de estar inserida na Sociedade Internacional, o contato direto com a Globalização, ver mais um aspecto que gosto de trabalhar, que é a Economia Criativa. Além de conexões com meios internacionais, seja com pessoas, trabalhos, projetos e empresas, tive a oportunidade de praticar meu inglês e aprimorar as minhas percepções de mundo sobre o futuro. E principalmente, ter uma noção social de como funciona e para quem é o público específico do evento, logo se tornou uma oportunidade única e grandiosa que recebi através do convite feito pelo ESPRO. Me inseriram em um local no qual eu sei que não teria uma oportunidade próxima de ir e ampliaram a minha mente de como agora é preciso fazer novas escolhas da minha profissão, dialogando com as novas demandas propostas para o aprimoramento da sociedade e do mundo.

Os destaques do Web Summit 2023 na visão da Yasmin de Oliveira Chagas

O Web Summit foi um evento de tecnologia e inovação que aconteceu em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Esse evento é uma verdadeira experiência imersiva na realidade futurista de como a Inteligência Artificial (AI) mudará, não só o mercado de trabalho, mas também toda a nossa realidade convivendo em sociedade, uma vez que, processos conhecidos por nós serão aprimorados.

Meu principal interesse dentro desta convenção foi a integração da tecnologia, principalmente da Inteligência Artificial, com o marketing e como isso impactará o mercado daqui a alguns anos. Atualmente, eu trabalho com marketing e esta oportunidade única me deu a possibilidade de conhecer as inovações da minha área de atuação e como eu posso melhorar e me adequar como profissional.
Sendo meu principal ponto de interesse dentro do evento a integração do IA com o marketing, o stand do Banco do Brasil, Women in Tech, trouxe palestras sobre a necessidade de conquistar o espaço e representatividade das mulheres dentro da tecnologia como programadoras, visto que, muitos são os desafios enfrentados por nós nesse espaço predominantemente composto por homens. Esse Stand foi um conjunto de motivação, pertencimento e propósito.

O Stand da KPMG, também me permitiu ter uma prévia de como será o contato dos robôs e os seres humanos e sua interação com o marketing dentro das organizações e com os clientes, já que, o robô dentro do Stand tinha o objetivo de atrair pessoas para conhecerem um pouco mais sobre a empresa de auditoria fiscal enquanto ele conversava com os clientes e tirava uma foto sua enviando instantaneamente para seu email pessoal. Essa estratégia garantiu que as pessoas ficassem mais tempo dentro do stand para que pudessem interagir com o robô.

Além disso, a palestra da UNICEF mostrando a importância do protagonismo jovem na nossa sociedade e a forma como ele pode impactar o mundo, me trouxe uma sensação de familiaridade e identificação com as ações que a ESPRO, já me permitiu vivenciar no meu período como jovem aprendiz.

O evento contribuiu com minha formação devido a inserção e aproximação com o mercado de trabalho inovador que está se aproximando cada vez mais de nossas realidades. Fazer parte de um evento como esse me permitiu conhecer as novas tendências de mercado, lapidar meus conhecimentos, desenvolver o meu processo criativo e me sentir protagonista da minha carreira. Sou imensamente grata a ESPRO pela oportunidade de me inserir nessa experiência que me proporcionou imensa realização e me ajudou, mais uma vez, a me alinhar ao meu propósito.