O mês de setembro amarelo não só é muito importante como nos faz um convite especial: cuidar da saúde mental e falar, com respeito e acolhimento, sobre prevenção ao suicídio.

Essa é a proposta do Setembro Amarelo, campanha nacional criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). No Brasil, o suicídio ainda é uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, falar sobre o tema é uma forma de salvar vidas.

Aqui no Espro, a campanha deste ano segue com o tema que já se tornou um compromisso: “Quando a gente cuida, a gente transforma.” Durante todo o mês, nossas ações são voltadas a conscientizar, acolher e informar os jovens do nosso programa de aprendizagem por meio de conteúdos, oficinas e muito acolhimento.

O que é o Setembro Amarelo e por que ele é tão necessário?

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida, que mobiliza todo o Brasil desde 2014. O mês foi escolhido em homenagem ao jovem Mike Emme, que tirou a própria vida aos 17 anos, nos Estados Unidos. Ele era conhecido por seu Mustang amarelo, restaurado por ele mesmo, e a cor se tornou símbolo da luta por mais diálogo, acolhimento e empatia.

No mundo todo, os números mostram a urgência dessa conversa: segundo a OMS, o suicídio foi a 4ª principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Esses dados reforçam a importância de criarmos espaços seguros para que os jovens possam falar sobre o que sentem, sem medo, vergonha ou julgamento.

Cuidar da saúde mental é um compromisso que vai além de setembro

Setembro é um lembrete valioso, mas a saúde mental merece atenção o ano inteiro. Lidar com emoções, entender os próprios sentimentos e buscar apoio quando necessário são atitudes que fazem parte de uma rotina saudável. E, às vezes, o que parece pequeno, como uma conversa, um espaço com atenção plena e respeito para se expressar ou uma mensagem de apoio, pode transformar o dia (ou até a vida) de alguém.

No Espro, a gente acredita que o cuidado emocional não deve ser passageiro. Por isso, estamos sempre em movimento, criando oportunidades de conversa e apoio entre os nossos jovens aprendizes e profissionais.

O que vai rolar no Setembro Amarelo do Espro?

Se você é jovem aprendiz do Espro, se prepara: vem muita coisa boa por aí! Preparamos uma programação especial nas unidades e nos canais digitais, pensada para te acolher, apoiar e inspirar. Confira:

  • Campanhas de prevenção: Psicólogas, assistentes sociais e convidados estarão presentes nas aulas teóricas com rodas de conversa, apresentações e conteúdos que tratam a saúde mental de forma leve, descomplicada e acolhedora. É uma oportunidade para conhecer mais sobre o tema e ser orientado sobre como buscar apoio. Além disso, o time de Desenvolvimento Social permanece à disposição para atendimentos e encaminhamentos de forma individual.
  • Conteúdo de informação nas redes sociais e canais internos para jovens

Canais de apoio: você não está sozinho(a)

Se você está passando por um momento difícil ou conhece alguém que precisa de apoio, saiba que existem canais gratuitos e acessíveis:

📞 CVV (Centro de Valorização da Vida) – Ligue 188, atendimento 24h
🚑 Samu – Ligue 192 em casos de emergência
🏥 CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) – Procure o mais próximo de você via SUS
🌐 Pode Falar – podefalar.org.br – canal exclusivo para adolescentes

E se você é jovem aprendiz Espro, pode contar com a gente também:

📧 Plantão Social Espro: plantaosocial@espro.org.br

Tem vínculo direto com o Espro? Você tem acesso a benefícios extras!
Se você possui cartão Pluxe, aproveite o Apoio Pass, um benefício que oferece:

  • Atendimento gratuito com psicólogos e assistentes sociais
  • Suporte com sigilo total, disponível online

Um serviço gratuito e sigiloso com orientações psicológicas, jurídicas, financeiras, nutricionais e sociais. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o atendimento é feito por telefone. O benefício também pode ser usado por cônjuge e filhos de até 21 anos.

Saiba mais! Ligue para o Pluxee Cuida através do número: 0800 282 6666

Quando a gente cuida, a gente transforma
O Setembro Amarelo é mais do que uma campanha: é um compromisso com a vida. Participar das ações do Espro, buscar apoio, conversar sobre sentimentos e acolher quem está ao seu redor são atitudes que fazem a diferença.

Cuide de você. Cuide de quem está perto. E lembre-se sempre: pedir ajuda é um ato de coragem. 💛