As turmas da FMT Educação Ambiental do Rio de Janeiro e de Salvador mostraram como teoria e prática se complementam, quando o assunto é sustentabilidade! Os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre seu papel no mundo e colocar a mão na massa para transformar o futuro.

No Rio, a visita ao Museu do Amanhã ocorreu em meio à programação do SEMEIA 2025, evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Dia Mundial dos Oceanos. Logo na entrada, a arquitetura futurista já despertava reflexões sobre inovação e uso responsável dos recursos naturais. Além disso, a turma visitou exposições interativas sobre mudanças climáticas, preservação ambiental e impactos das ações humanas no planeta.

Um dos momentos mais marcantes foi a palestra “Climão”, que trouxe dados atuais e reflexões profundas sobre a crise climática. O encontro reforçou a importância de atitudes conscientes no dia a dia e no ambiente de trabalho, inspirando os jovens a pensar de forma crítica e criativa sobre soluções sustentáveis, como o uso de chapas de plástico reciclado para novos produtos.

Já em Salvador…

O destaque ficou para a aprendizagem prática! Uma das turmas focou em compostagem, tendo a oportunidade de conhecer diferentes técnicas e construir uma composteira com baldes de tinta reutilizados. foi realizada na Horta Comunitária – Semente do Amanhã, uuma iniciativa do Centro de Saúde – Ivonne Silveira, vinculada a Fundação José Silveira (FJS).

Na outra turma, o aprendizado se voltou ao cultivo de mudas. Usando caixas de ovos e rolos de papel higiênico como sementeiras, os jovens plantaram coentro, beterraba, repolho, pimentão e tomate. Além de acompanhar o ciclo de crescimento das plantas, representaram o processo com massinha de modelar, unindo ludicidade e conhecimento.

As experiências da FMT Educação Ambiental do Rio de Janeiro e de Salvador reforçam que educar para a sustentabilidade é mais do que falar sobre o futuro: é agir no presente. Seja por meio da reflexão, seja por atividades práticas, os jovens da Formação para o Mundo do Trabalho estão descobrindo novas formas de cuidar do planeta e inspirar mudanças ao seu redor.

Curtiu este conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | YouTube