Já pensou na chance de você ou alguém que você conhece fazer aquele curso de algo que curte muito e ainda poder ter um diferencial na hora entrar no mundo do trabalho?

Aqui no Espro, acontece o Projeto Juventude Conectada no Movimento 4.0, que com duração de dois meses tem foco em Robótica e capacita gratuitamente jovens de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade social, para o mundo do trabalho.

Em São Paulo, 51 adolescentes e jovens, celebraram a conclusão desse período de aprendizado transformador com uma cerimônia de formatura.

Para desenvolver as competências técnicas e comportamentais mais buscadas no mercado e direcionadas à robótica, o projeto reúne 38 encontros e 4 horas de aulas por dia, de segunda à sexta-feira, com conteúdo sobre o conhecimento teórico e prático da linguagem de programação, automações com a criação e execução de protótipos e robôs.

Mas o curso não para por aí! Na grande curricular, também é possível o desenvolvimento de habilidades corporativas, onde grupos de alunos são responsáveis por áreas como logística, comunicação e mídias sociais.

Para a jovem Sara Reis, 18 anos, uma das jovens formadas no projeto, a transformação foi além do aprimoramento do conhecimento em robótica. “Posso dizer que mudei meu jeito de falar com as pessoas. Se antes eu entrasse em uma empresa com certeza eu seria demitida! Mas agora, consigo me enquadrar aos requisitos de comportamentos”, avalia a jovem formanda

A alegria tomou conta da cerimônia de conclusão do curso com a participação e homenagens aos pais e responsáveis, instrutores e amigos. Todos os convidados puderam ver de perto a apresentação do projeto de automação residencial, um trabalho de conclusão de curso, em que os jovens aplicam, em suas maquetes de casas, todo o conhecimento aprendido desenvolvendo e programando soluções como sensores de aproximação, chuva, iluminação, entre outros.