Oferecer novas expectativas para a vida das pessoas, bem como promover a autoestima e o espirito empreendedor, especialmente em tempos de pandemia, são pontos importantes que fazem parte do trabalho desenvolvido pelo Espro – Ensino Social Profissionalizante. A oficina de decoração de festas e eventos segue esses conceitos sendo uma boa alternativa para 90 pessoas de São Paulo que buscam geração de renda.

O novo formato, à distância, é um projeto piloto e foi dividido em três turmas de 30 participantes com atividades programadas para julho, setembro e outubro. Cada participante recebe em casa, de forma gratuita, um kit com os materiais para confecção da decoração da mesa e painéis.

“Gostei bastante do curso, foi muito bom. Adoro fazer festinhas decoradas para a família e foi uma oportunidade de aprender mais. Pretendo entrar para o ramo da decoração e conseguir trabalhos com isso também” disse Josiane da Silva Santos, moradora do bairro Parelheiros, em São Paulo.

O conteúdo é passado por meio de um grupo de whatsapp em videoaulas preparadas pela equipe de assistentes sociais do Espro. Durante uma semana de capacitação os participantes desenvolvem módulos diferentes com os seguintes temas: lembrancinhas, topo de bolo, suportes para pirulitos e doces, display de mesa, arco de bexigas, plaquinhas e montagem da mesa. Os participantes enviam o registro fotográfico da execução, garantindo assim a certificação ao final da oficina.

Transformação – Além do processo de preparação e capacitação de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho, o Espro também desenvolve as oficinas de geração de renda. Em 2019, foram realizadas 231 oficinas, em todo o Brasil, totalizando 2.697 participantes. O objetivo é estimular a conquista de autonomia e oferecer capacitação técnica para que os participantes despertem o empreendedorismo.