destaque-blog_outubro-rosa-2020

Chegamos ao mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha Outubro Rosa é importante, pois esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre as mulheres, causando multiplicação desordenada de células da mama. Portanto, não podemos deixar de falar sobre isso aqui no blog, já que prezamos pelo bem-estar de nossas colaboradoras e aprendizes.

Então, este post é para lembrar que, além de cultivar hábitos de vida saudáveis, é preciso ter postura atenta para a detecção precoce, realizando o autoexame, uma vez ao mês, e a mamografia, pelo menos uma vez por ano para mulheres acima de 50 anos de idade. Vale ressaltar também que a maior parte das mulheres descobre a doença pelo autoexame, entretanto ele só permite identificar o câncer em estado mais avançado, por isso não substitui a mamografia. Quanto mais precoce forem identificadas as alterações, maior a chance de cura!

Ao longo do mês, teremos informações focadas nos colaboradores e adolescentes e jovens, mas também traremos mais algumas dicas por aqui, fique de olho! Agora que você já sabe o que é a campanha Outubro Rosa, fique com um pouco da história a seguir.

Início da campanha Outubro Rosa

É um movimento internacional que começou na década de 1990, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure organizou uma maratona em prol do tratamento do câncer de mama. Na ocasião, foram distribuídos lacinhos de fita cor-de-rosa para os participantes, mas foi em 1997 que o Outubro Rosa ganhou força e começou a se espalhar em diversas regiões do mundo.

No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, quando um grupo de mulheres iluminou de rosa o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, que fica no parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). Desde então o movimento vem ganhando força a cada ano em todo o país.

Mas essa campanha não é nada sem o apoio de cada um de nós. Ajude a espalhar a mensagem! Converse com amigos e familiares sobre a importância de cuidar da saúde e previna-se.

 

Mais informações: