Aqui no Espro, a gente faz dos nossos projetos e oportunidades fonte de transformação e, consequentemente, a gente não para. De fevereiro a novembro de 2022, foram mais de 70 Oficinas de Geração de Renda e Empreendedorismo em 6 estados, com cerca de 20 temas trabalhados, dentre eles, produtos de limpeza sustentável, ovos de páscoa, decoração de festas e eventos, maquiagem, tranças, panetone trufado, entre outros, o que resultou em mais de 1300 participantes.

Mas calma aí, você não sabe o que são as Oficinas de Geração de Renda e Empreendedorismo do Espro e porquê anualmente nos dedicamos para realizá-las?

Um dos pilares do Espro é a inclusão e esse pilar não está apenas relacionado a incluir e transformar a vida de adolescentes e jovens em vulnerabilidade, mas também de gerar inclusão e transformação nas pessoas e ambientes que os cercam, como suas famílias e comunidades.

Por isso, as nossas Oficinas de Geração de Renda e Empreendedorismo têm como público o núcleo familiar de adolescentes e jovens participantes do curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho e o Programa de Socioaprendizagem, articulando com a Rede Socioassistencial para atingir pessoas da comunidade ainda não atendidas pelo Espro.

As oficinas são ações com foco na superação da condição de vulnerabilidade social com o intuito de gerar oportunidades de inclusão no mercado de trabalho a partir de conhecimentos específicos, habilidades e atitudes frente às tendências do mercado e, desenvolvidos em diferentes áreas. Os temas abordados nas aulas com teoria e muita prática, inclusive com experiências em grupo, são versáteis e possibilitam a produção de produtos de fácil comercialização que podem gerar o ganho de renda financeira a partir dessa oferta, bem como fomentar o empreendedorismo.

O projeto Oficinas de Geração de Renda e Empreendedorismo proporciona resultados extremamente positivos, destacamos: a complementação da renda familiar, o fortalecimento de vínculos sociais, consequentemente a elevação da autoestima, a melhoria na qualidade de vida, trabalho e renda e o surgimento de novos negócios.