O laboratório de espaços urbanos conectados (L.O.U.C.O), localizado no Porto Digital em Recife, recebeu a visita de Aprendizes Espro, em fevereiro. O local tem estrutura de makerspace, que visa a experimentação de soluções inovadoras para problemas urbanos, a partir da Internet das Coisas (IOT) e fabricação digital. No laboratório são realizadas criações e desenvolvimento e prototipagem rápida que permitam a qualidade de vidas em diversas áreas.

Devido ao perfil multidisciplinar, o espaço possibilita que os objetos físicos sintam o ambiente e se comuniquem independentemente de intervenção humana. São projetos equipados com sensores capazes de trocar informações entre si, com a sociedade e diversos ambientes no formato conectado e automatizado que viabiliza a interação de maneira lúdica.

O instrutor Flávio Amorim cita que, foi uma grande oportunidade de interação e construção de novas ideias a partir tecnologias alternativas que fazem parte do dia a dia. Os jovens criaram um power bank, bateria sobressalente para emergência, com componentes alternativos e de fácil aquisição. Após o término da experiência, os aprendizes saíram encantados com a possibilidade de criar seu próprio produto e poder levar para casa uma bateria portátil confeccionada por eles mesmos.

Para Luiz Fernando, a oportunidade de produzir um material e fazer uma atividade que sai do padrão cotidiano desperta interesse em buscar sempre novas práticas. Concluindo que a experiência foi muito válida, pois "tivemos orientação de empreendedorismo através da criação de peças dentro deste espaço. Nos deparamos com uma empreendedora que produz bijuterias incentivada pelo projeto".