No mês de Novembro a filial Campinas participou da campanha de prevenção ao câncer de próstata, para reforçar a importância do tema.   Segundo a assistente social Flávia Ruiz “pensamos em passar as informações de forma lúdica e próxima a realidade do jovem, propusemos então uma Batalha de Rimas, foi um sucesso, pois contamos com a participação em peso dos jovens em atividade teórica e em especial do nosso aprendiz Bruno, que junto com a dupla psico-social nos ajudou no processo de elaboração e execução das oficinas no período da sua atividade pratica. Foi uma semana intensa e importante pois, além de pesquisarmos sobre a temática da campanha, pesquisas sobre a batalha de rimas e como trabalharíamos a prevenção com a Batalha de Rimas.”

Oportunizamos ao nosso aprendiz uma experiência ímpar em se desenvolver na sua carreira, além é claro de aprendemos muito com Bruno nosso aprendiz sobre o movimento do Hip Hop e a Batalha de Rimas. Vejamos seu depoimento:

Para começar meu nome é Bruno Ferreira de Freitas sou aprendiz do Espro daqui da filial de Campinas, estou escrevendo esse depoimento com muita alegria de ter tido a experiência de poder contribuir na organização e execução da oficina sobre o Novembro Azul, na minha opinião foi um sucesso graças à colaboração e a força de vontade de todos os jovens e colaboradores envolvidos, gostei muito de estar mostrando minhas habilidades culturais e de ter tido esse voto de confiança, no começo das oficinas, fiquei com medo, mas com persistência conseguimos “tocar” esta oficina para frente, tivemos batalhas de rimas de jovens e instrutores, nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo sobre a prevenção do câncer de próstata, agradeço pelo voto de confiança da Beatriz, da Flávia e da Jaqueline porque se não fossem elas não teria tido essa oportunidade, muito obrigado.”

Os desafios foram enormes mas o resultado encantador.

 

Em Amparo foi planejado e executado dentro das oficinas de convivência, que cada turma de jovens do polo Amparo se organizassem para realizar uma apresentação sobre o tema em destaque: Novembro Azul -Prevenção ao câncer de próstata. O intuito de os jovens criarem uma apresentação, além do protagonismo que fora ofertado, a oportunidade para o aprofundamento e entendimento sobre o assunto, e espalharem o conhecimento adquirido para o maior número de pessoas possíveis, ajudando diretamente na causa.

Além das apresentações contamos com dinâmicas grupais e dois dias de integração profissional da enfermeira do NAS – Núcleo de Apoio a Saúde da Unimed Seguros, que ministrou junto a técnica – Assistente Social em prol a conscientização sobre as diretrizes do tema            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Mogi Guaçu no dia 26 também foi realizado a oficina cuja competição de rimas musicais envolveram os jovens do polo.

 

 

Na Campanha do Novembro Azul do Polo de Ribeirão Preto foi realizada uma caminhada de conscientização com os jovens e entrega de cartões informativos e com frases motivacionais para a população. A proposta foi realizar a pesquisa com homens da comunidade e também nos ambientes da atividade prática.

As atividades da Campanha do Novembro Azul foram muito positiva no Polo de Ribeirão Preto, pois os jovens puderam ter a experiência de levar a informação para a população, de uma forma leve e descontraída.

 

 

Os jovens do Polo de São José do Rio Preto, aproveitaram a temática “Interpretação e Análise de Dados Estatísticos” dos treinamentos teóricos, e elaboraram em equipe uma pesquisa em forma de questionário contendo 15 perguntas objetivas de múltipla escolha relacionadas ao Novembro Azul. Após confecção, os jovens foram a campo para entrevistar homens de diversas faixas etárias sobre o assunto.

Em seguida, os jovens compilaram as respostas e confeccionaram gráficos relativos a cada pergunta e apresentaram para todos da Turma além dos resultados, dados precisos sobre o Câncer de Próstata, e como atinge esse público masculino.

Em concomitância, realizamos um painel demonstrativo com os dados gráficos analisados e informativo sobre a doença que ficará disponível no Polo du
rante o mês de Novembro.

 

 

 

No mês de Novembro o Polo Sorocaba abordou nas oficinas o tema  "Prevenção ao Câncer de Próstata” a qual os jovens tiveram um espaço de discussão sobre as ações preventivas, sintomas, preconceitos, rede de apoio e serviços de saúde. A roda de conversa das turmas do Polo Sorocaba foram essenciais na formação de multiplicadores de conhecimento, assim o tema também alcançou o circulo de convívio dos jovens aprendizes. Durante o mês foram aplicadas diversas ações preventivas como dinâmicas, espaço de construção de conhecimento.