Já se imaginou em um supermercado tendo que fazer uma compra sem calculadora e com pouco dinheiro? Essa foi a experiência vivenciada por jovens aprendizes, da etapa inicial, do Polo Contagem. Acompanhados da instrutora Bruna Beijo, os adolescentes e jovens colocaram em prática o seu protagonismo no aprendizado da matemática em visita técnica a empresa atacadista Apoio Mineiro.


 

O objetivo foi buscar a compreensão de temas ligados a matemática supervisionando o aprendizado. Os jovens tiveram que selecionar produtos que julgam importantes para a sobrevivência, simularam uma compra colocando o produto, quantidade, valor unitário e valor total. Além disso, como desafio o inesperado, não podiam utilizar calculadora e a compra não poderia ultrapassar o valor estipulado para a atividade.

Segundo a instrutora, a efetivação dessa atividade possibilitou que novas metodologias no ensino da matemática fossem aplicadas. Muito além da visita técnica para a resolução de problemas do dia a dia, ampliou-se a motivação, interação e conhecimento dos aprendizes.