Entre maio e junho a Winity Telecon, empresa com expertise em Infraestrutura Wireless, composta por ativos de redes de telefonia móvel, sistemas de cobertura indoor e novas tecnologias de conectividade wireless, em parceria com o Espro, capacitou mais de 90% dos jovens em vulnerabilidade social matriculados, com idade entre 18 e 22 anos, para inclusão no mundo do trabalho.

O programa chamado Geração W, foi de realização gratuita, na região de Santo Amaro, com 100 horas de treinamento presencial, divididos no ambiente do Espro e no escritório da empresa, onde os jovens puderam desenvolver competências, habilidades e atitudes demandadas pelo mercado de trabalho.

Com 60% dos jovens empregados após o término do programa, sendo 40% pela própria idealizadora e 20% por outras instituições do mercado, considerando todos os jovens empregados, estando 7 em média vulnerabilidade e dois em alta vulnerabilidade, o projeto possibilitou uma média de aumento de mais de 50% na renda per capta das famílias.

A vulnerabilidade dos jovens matriculados e empregados foi medida através do IVE, o Índice de Vulnerabilidade Espro, que tem como objetivo aferir a vulnerabilidade individual e do núcleo familiar, assim como triar os jovens para as oportunidades oferecidas pelo Espro e mensurar o impacto de ações como o Geração W.

Oficina de convivência

As oficinas de convivência fazem da grade do projeto de capacitação para o mundo do trabalho tem o objetivo de aproximar relações familiares, reforçar vínculos e apoiar os jovens com ferramentas complementares na transição da vida jovem para a adulta.

Em junho foi realizada a oficina de Saúde Mental e Família com todos os participantes do Geração W, onde foram abordados temas como pressões acadêmicas e familiares, sinais de problemas mentais, estratégias de autocuidado e o incentivo a busca por ajuda quando necessário, assim capacitando os jovens a desenvolver habilidades resilientes.