O projeto gratuito de capacitação para o primeiro emprego, já é antigo por aqui, faz parte dos nossos 45 anos de inclusão, mas em 2022 ele recebeu novas propostas, permitindo-se impactar e ser impactado por novas histórias, foi aqui que surgiu o FMT Refugiados e Migrantes que está de volta a Porto Alegre.

A cidade será a primeira a receber, este ano, uma turma exclusiva para jovens em situação de refúgio ou migração, que segundo os dados mais recentes do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), em 2022, 46,8% das pessoas reconhecidas como refugiadas no Brasil eram crianças, adolescentes e jovens com até 24 anos de idade. A turma acontecerá de abril a junho, de segunda a sexta-feira, atendendo 25 adolescentes e jovens em 200 horas de curso, com certificado e recebimento de benefícios, auxílio-transporte, lanche, uniforme e kit escolar. O público é selecionado através do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), que especializado em migração, deslocamento forçado e refúgio, atende milhares de pessoas pelo mundo.

O Projeto FMT Refugiados e Migrantes

O curso Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), tem o objetivo de preparar jovens de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade social, para ingressar no mundo do trabalho. Para muitos desses jovens, essa é uma oportunidade, para transformar a sua realidade e enxergar novas perspectivas para o seu futuro. Seu cronograma original tem 100h de conteúdos abordando marketing pessoa, raciocínio lógico e conhecimentos gerais, como se preparar para entrevistas e para iniciar nas oportunidades (o que fazer e como agir) e simulação da jornada profissional, com entrevista e feedbacks. As turmas de refugiados e migrantes recebem 100h a mais de conteúdos que compartilham a cultura brasileira, como música, comportamentos no ambiente de trabalho, história do Brasil, gastronomia, movimentos artísticos, etc, para que possam se sentir acolhidos, mais integrados em nosso país, conhecer pessoas e viver experiências.

Entre as turmas que já aconteceram, desde a inciativa, nas cidades de Porto Alegre, Manaus e São Paulo, já capacitamos mais de 126 adolescentes e jovens.

Parcerias que somam a essa iniciativa

O FMT Refugiados e Migrantes, além do apoio da SJMR, conta também com o apoio da ACNUR através do Fórum Empresas com Refugiados. Uma iniciativa da ACNUR e da Rede Brasil do Pacto Global, promovendo capacitação e incentivo à contratação de pessoas refugiadas e, compartilhando boas práticas para a inclusão nos ambientes de trabalho.