Vamos celebrar o Dia Nacional da Filantropia aprendendo juntos? O Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) preparou um evento especial para essa data, com convidados que representam e inspiram o espírito filantrópico. Inscreva-se e participe!

“Neste ano, vamos reunir personagens que representam o espírito filantrópico de profundo amor à humanidade, e que, ao escolherem agir em prol do outro, contribuem para a construção de uma sociedade melhor”, destaca Custódio Pereira, presidente do FONIF. 

Os convidados especiais do encontro são Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa) e Wellington Nogueira, ator, palhaço, empreendedor social e fundador do Doutores da Alegria. A condução do evento fica por conta da jornalista Letícia Vidica, apresentadora da CNN Brasil. 

Outro destaque do evento será o lançamento do concurso “Olhares da Filantropia”. Focado nos impactos positivos do trabalho das instituições filantrópicas de Educação, Assistência Social e Saúde, o concurso é aberto para fotógrafos profissionais e amadores de todo o Brasil.  

O setor filantrópico no Brasil

De acordo com a pesquisa “A contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil”*, de 2020, o país conta com mais de 27 mil instituições filantrópicas espalhadas por todos os estados do país. O setor filantrópico é composto por hospitais, ambulatórios, escolas, universidades, centros de acolhimento, lares de idosos, associações de defesa de direitos sociais, entre outras atividades. 

A lista é longa, mas o que todas as instituições têm em comum é o compromisso em prestar serviços para a população que mais precisa. Em 2020, coube às 27.384 instituições filantrópicas detentoras da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) a tarefa de realizar 230 milhões de procedimentos hospitalares e ambulatoriais; conceder quase 800 mil bolsas de estudo na Educação Básica e no Ensino Superior e disponibilizar mais de 625 mil vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

De acordo com a pesquisa, a imunidade assegurada pela Constituição Federal às filantrópicas representou, em 2020, 4,3% do total de gastos tributários classificados pela Receita Federal. Considerando as informações apresentadas para cada uma das áreas de atuação da filantropia – Saúde, Educação e Assistência Social – a contrapartida tangível e intangível das instituições filantrópicas certificadas pelo CEBAS, o valor retornado à sociedade é de aproximadamente R$ 139 bilhões, ou seja, 9,79 vezes maior que o valor de R$ 14 bilhões da imunidade tributária recebida naquele ano. 

*Iniciativa do FONIF, a terceira edição da pesquisa foi conduzida pela DOM Strategy Partners e auditada pela Audisa. O estudo apresenta os aspectos quantitativos e qualitativos da atuação das instituições filantrópicas no Brasil, tendo como base de dados os números oficiais da Receita Federal e dos Ministérios da Cidadania, Saúde e Educação. 

Programação do Evento:

Local: CRC-SP (R. Rosa e Silva, 60 – Santa Cecília – São Paulo)

Coquetel das 18h30 às 19h30

Evento das 19h30 às 21h15

  • Abertura – FONIF e CRC-SP
  • Boas-Vindas – Letícia Vidica (Gerente de Conteúdo na CNN Brasil, responsável pela gestão da produção de projetos especiais)
  • Wellington Nogueira (Ator, palhaço e empreendedor social. Fundador do Doutores da Alegria)
  • Preto Zezé (Presidente Nacional da CUFA, a Central Única das Favelas)
  • Bate-papo com Palestrantes
  • Lançamento do Concurso de Fotografia “Olhares da Filantropia”
  • Encerramento

Cique aqui e inscreva-se!