A imagem contém informações sobre o "SIMPÓSIO EmpowerEdu" promovido pela WADHWANI FOUNDATION, abordando o tema "O FUTURO DO MUNDO DO TRABALHO E SEUS DESAFIOS".

Em março, o Espro marcou presença no Simpósio EmpowerEdu realizado pela Fundação Wadhwani (WF) promoveu na Associação Comercial de São Paulo. O evento reuniu representantes do Terceiro Setor, empresas, governo e instituições de ensino para discutir os desafios enfrentados na capacitação e inclusão de adolescentes e jovens em um mercado de trabalho em constante evolução.

O destaque do evento foi o painel colaborativo intitulado “A formação profissional de jovens para um efetivo projeto de vida e para a construção de uma jornada de carreira”. Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro, juntamente com outros especialistas, discutiu a importância de preparar as novas gerações para os desafios do mercado, especialmente no setor de tecnologia.

Saade enfatizou o sucesso dos programas de Jovem Aprendiz na formação de jovens para atender às demandas das empresas, citando que 77% dos jovens de 14 a 24 anos continuam empregados um ano após a conclusão do programa, de acordo com pesquisas recentes de empregabilidade.

Além disso, Thiago Françoso, vice-presidente do Núcleo de Empregabilidade Brasil da Fundação Wadhwani, abordou o desafio da empregabilidade jovem em meio ao avanço da Inteligência Artificial. Ele ressaltou a importância das “power skills”, uma combinação de habilidades técnicas e socioemocionais, que serão essenciais para os jovens se destacarem no mercado de trabalho do futuro.

O evento também apresentou as atividades da Fundação Wadhwani e sua missão de acelerar o desenvolvimento econômico em países emergentes, além de destacar a plataforma de Inteligência Artificial Generativa, Genie AI, desenvolvida pela organização para o ensino profissionalizante.

O Simpósio EmpowerEdu proporcionou uma plataforma valiosa para a discussão e colaboração entre diversas partes interessadas, visando criar oportunidades significativas para os jovens e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho em constante transformação.