Você sabia que somente 11% das mulheres negras brasileiras estão trabalhando em empresas de tecnologia do Brasil e que 3% das mulheres negras brasileiras estão matriculadas no curso de engenharia da computação?

Esse é um dado compartilhado no Report 2022 da PretaLab, uma plataforma que conecta mulheres negras que são ou gostariam de ser da tecnologia.

Com o objetivo de promover o aumento da representatividade de adolescentes e jovens negras e a diversidade no mercado de tecnologia, a filial do Espro em Recife, iniciou no dia 07/11 e acaba de formar xx jovens no um curso de capacitação gratuita para o mundo do trabalho, com foco em tecnologia e robótica.

A turma que fez parte do projeto Juventude Conectada no Movimento 4.0 e teve 100% das vagas destinadas a adolescentes e jovens negras com idades entre 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade social, concluiu o processo de formação em janeiro de 2023.

Na cerimônia de formatura as jovens puderam apresentar aos responsáveis e profissionais presentes, os projetos de automação residencial desenvolvidos como um trabalho de conclusão de curso, em que as jovens aplicaram, em suas maquetes, todo o conhecimento aprendido durante o curso desenvolvendo e programando soluções como sensores de aproximação, chuva, iluminação, entre outros.