Associação filantrópica pretende dobrar o número de atendimentos a adolescentes e jovens; espaço é totalmente adaptado para receber pessoas com deficiência

 

 

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica que há mais de 40 anos trabalha para inserir no mundo do trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, anuncia a inauguração do novo escritório da sua filial de Campinas no dia 12 de setembro. Atualmente, 758 adolescentes e jovens são atendidos por mês na unidade. A expectativa é elevar esse número de atendimentos para 1.400 por mês. 

O espaço tem 8 salas de aula, um laboratório de informática moderno e um espaço de convivência para que os aprendizes interajam entre si fora da sala de aula. O novo prédio também tem uma sala exclusiva para atendimento psicossocial, vestiários masculino e feminino e banheiros exclusivos PCD.

“Levando em consideração a filial de Campinas e os polos na região, o Espro atende quase 1.800 adolescentes e jovens por mês. Com a nova filial, pretendemos aumentar o número e a qualidade de atendimentos para quase 3 mil por mês, com uma estrutura melhor, conteúdo e acolhimento especializado para que os jovens iniciem a sua vida profissional”, afirma Richard Piveta, gerente regional da filial de Campinas.

Ser e Conviver

Além  do Programa de Aprendizagem Profissional e do Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), o Espro e o Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Campinas são parceiros no Ser e Conviver, um programa anual voltado para adolescentes de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social. 

O objetivo do Ser e Conviver é estimular a troca de experiências entre os adolescentes e prepará-los para o mundo do trabalho realizando cursos profissionalizantes, inclusão digital, planejamento, gestão e simulação de entrevistas. A comunidade onde os adolescentes moram também é inserida no programa por meio de oficinas de geração de renda.

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. A instituição tem como objetivo auxiliar esses profissionais a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em sua trajetória, o Espro encaminhou mais de 430 mil adolescentes e jovens para processos seletivos ou para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Além disso, realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada dos jovens.

A associação filantrópica está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando 2.202 municípios e capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio do Programa de Aprendizagem Profissional e Formação para o Mundo do Trabalho.

Quem busca o primeiro emprego pode acessar o site do Espro. As empresas interessadas em contratar jovens e contribuir com a missão de construir uma sociedade mais inclusiva encontram mais informações e contatos aqui.

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes – imprensa.espro@espro.org.br

Isaac Toledo – isaac.toledo@2pro.com.br

Telefone: (11) 9-8360-7748