Em junho deste ano, o Espro e a Leroy Merlin, uma das maiores varejistas do Brasil, deram início a uma parceria por meio da disponibilização de um curso gratuito, o Projeto Formar, para capacitação e formação profissional de jovens em vulnerabilidade social com idade entre 16 e 22 anos e moradores da zona norte de São Paulo. 

O projeto desenvolve as soft skills mais buscados no mercado, pensamento crítico e especificidades do segmento do varejo, além de proporcionar 120 horas da modalidade de ensino em EAD, com suporte de tecnologia para acesso às aulas, e 32 horas de imersão presencial na unidade da Leroy Merlin localizada na Marginal Tietê, onde os jovens vivenciam o dia-a-dia da empresa desde a cultura organizacional ao funcionamento da loja. 

A parceria, inicialmente firmada para o atendimento de 30 jovens de Brasilândia, trouxe ainda oportunidades de emprego por meio de um processo seletivo realizado na própria empresa e avançou para a criação de uma segunda turma na região, que acontece entre agosto e outubro de 2022

Para a jovem Yasmin Silva, aluna da primeira turma, todos deveriam ter essa oportunidade para ingressar no mundo do trabalho, pois fazer parte do projeto trouxe possibilitou a ela uma mudança de pensamentos, além de ajudá-la no controle da ansiedade ao se comunicar. Para Yasmin, o  processo superou suas expectativas. “ Foi um curso com muita interação, atividades e questionários. O professor foi maravilhoso, escutando a opinião de cada aluno, não medindo esforços para ajudar e tirar as dúvidas. A parte presencial foi uma experiência além do que eu esperava, tivemos várias atividades, conhecemos os setores da Leroy, conhecemos um pouco da história de vida de alguns funcionários e, melhor, aprofundamos a amizade com os colegas do curso”, comentou. 

Para proporcionar essa experiência, a Leroy Merlin envolveu 11 colaboradores que se disponibilizaram por meio de 37 horas de voluntariado, para que os conteúdos presenciais e diferenciais do projeto pudessem ser aplicados com excelência. O colaborador Abílio Ribeiro dos Santos, Técnico de Segurança do Trabalho, compôs o time trabalhando  com os jovens  o tema da segurança na loja do Tietê e para ele esse dia ficará marcado: “Posso dizer que foi um dia top. Essa oportunidade de compartilhar conhecimento com os jovens, não tem preço. Dava para ver no olhar deles a satisfação de estar ali e fazendo parte desse dia. Vai ficar na história de vida!” 

Além da formação, os jovens ingressantes na segunda turma do Projeto também terão acesso à possibilidade de colocação no mercado de trabalho, e suas famílias às oficinas de geração de renda e encontros para fortalecimentos dos vínculos familiares. 

Ao longo dos dois meses, a matriz curricular estabelecida apresenta aos jovens no formato EAD conceitos e aplicabilidade corporativa de temas como ética e legislação, democracia e estrutura política no Brasil, cultura organizacional, entre outros. Na modalidade presencial, há revisão exercícios práticos voltados à língua portuguesa, desde instrumentos para a escrita, noção de frase, paragrafação, coesão e coerência, pontuação, acentuação, até a finalização com concordâncias nominal e verbal. Nesse cenário, os jovens complementam suas atividades práticas adquirindo experiências em logística, expedição, atendimento ao cliente/promoção de produtos e Desenvolvimento do Projeto “Meu Jeito Leroy”

O Projeto Meu Jeito Leroy, proporciona um primeiro contato com a estruturação e realização de um trabalho de conclusão de curso – TCC, onde os jovens elaboram o conteúdo sobre  alguns dos principais produtos e segmentos com os quais a Leroy trabalha, como boxes para banheiro, tipos de pisos, cobogós, entre outros, que será apresentado na formatura de conclusão do curso.

A continuidade do projeto ressalta a relevância do impacto social que iniciativas de inclusão e desenvolvimento geram diretamente no jovem em vulnerabilidade e em seu entorno, melhorando a qualidade de vida da sua família e da sua comunidade.