Apesar de pouco falado, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, quebrando tabus e mostrando a importância de estar em dia com a saúde intelectual e emocional. Janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas.

A campanha contou com palestras e apresentação dos jovens da socioaprendizagem. Durante as ações, os aprendizes falaram sobre seus pensamentos, do sentido e o propósito de suas vidas, buscando uma reflexão sobre a qualidade dos seus relacionamentos, emoções e comportamentos. 

As oficinas com as famílias das unidades de Belo Horizonte, do Centro e Venda Nova, também abordaram a temática do Janeiro Branco. O evento também contou com a participação de psicólogos voluntários, como a Viviane Paixão. A profissional alertou de como as redes sociais podem afetar a saúde mental das pessoas, principalmente a dos jovens. 

                                           

Para a instrutora Célia Maria da Silva: “O evento apresentou um impacto positivo, pois houve discussão sobre as demandas mais comuns dos jovens, expectativas profissionais e pessoais, orientando-os corretamente a respeito do assunto”.