Arte gráficoa com boneco de forma humana estilizada unindo duas peças de quebra-cabeças. Destaque para a chamada: cursos de FMT em parceira com empreas capacitam mais de 200 jovens em 2023.

Durante o primeiro semestre de 2023, de março a junho, a parceria entre o Espro e instituições privadas de diferentes setores formou 80% dos adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, com idade entre 14 e 23 anos, atendidos pelos projetos de capacitação profissional voltados para a preparação e conquista do 1º emprego. Das nove turmas realizadas, 8,3% dos jovens foram empregados pelas próprias empresas patrocinadores que acompanharam seus desenvolvimentos ao decorrer da formação.

Além dos patrocinadores Copersucar, Corteva, Fundação Banco do Brasil, Instituto Société Genérale, LEROY MERLIN e Winity, os parceiros Microsoft, Alelo, Sebrae, JA Brasil, AVSI Brasil, ACOMPAR, Casa Azul, CEDUC Virgílio Resi e Associação Vida Jovem, estiveram presentes com ações para garantir o aprendizado dos participantes, como: cedência do local para aulas, alimentação, oficinas e webinares, palestras, mentorias, entre outras.

Cada projeto, desenhado a partir do curso de Formação para o Mundo do Trabalho que compõem o portfólio de soluções ESG do Espro, pôde ser adaptado pela empresa patrocinadora levando aos jovens conhecimentos específicos dos seus segmentos, como aulas de mecânica, varejo, educação financeira, letramento digital, logística, segurança do trabalho, elétrica básica, diversidade e inclusão, entre outras.

Os participantes também puderam visitar empresas, espaços culturais, entre outros lugares, para que pudessem ter acesso e referencias, nesse momento de criação de repertório sobre como são os ambientes e suas rotinas, para aqueles que ainda não iniciaram no mercado de trabalho, sobre cultura e cidade.

Conheça os programas:

Programa Conecta Copersucar em parceria com a Copersucar

Com foco em jovens concluintes do ensino médio, com idades entre 18 e 23 anos, residentes prioritariamente nas regiões metropolitanas dos municípios de São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Santos (SP), iniciou em 2023, de forma 100% remota e 200 horas de conteúdos sobre as habilidades técnicas e comportamentais mais buscadas pelas empresas, saúde, segurança do trabalho, logística, elétrica e mecânica. Ao final, todos os participantes recebem certificados.

A segunda turma está prevista para iniciar em 25/09, com 30 vagas distribuídas pelas localidades. As inscrições podem ser realizadas por este link utilizando o código de inscrição COPER23.

Formação para o Mundo do Trabalho Corteva

Com vagas 100% afirmativas para jovens negras com idade entre 17 e 22 anos, em situação de vulnerabilidade social, o projeto ocorreu em Barueri – SP, presencialmente, com carga horária de 100 horas e temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade, respeito serão marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais. Todas as adolescentes e jovens receberam certificado.

Conexão Jovem e Mercado em parceria com a Fundação Banco do Brasil

Iniciado em 2022 na cidade de Manaus – AM e reaplicado em 2023, o projeto atende jovens de 14 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, ensina aos adolescentes conhecimentos sobre empreendedorismo, responsabilidade social, ética, moral, comunicação, linguagens e práticas comunicativas, letramento digital, produtividade, entre outros. Por fim, possibilita trocas e networking em eventos como palestras, webinares e rodas de conversa.

Os participantes do Conexão Jovem e Mercado são selecionados com o apoio de órgãos municipais de assistência social e educação. Os alunos recebem vale-transporte, lanche, vale-alimentação no valor de 150 reais e certificado ao término do curso.

Formação para o Mundo do Trabalho Instituto Société Genérale

Parceiro do Espro desde 2017, o Instituto forma jovens com idade entre 14 e 22 anos, da Zona Sul de São Paulo, que estejam em situação de vulnerabilidade social. O curso tem duração de 100 hora, é gratuito, com certificado e desenvolve as habilidades técnicas e comportamentais essenciais para iniciar no mundo do trabalho. Além de prepara-los para participar de entrevistas, para criar um projeto de vida e carreira e muito mais!

A próxima turma acontece em outubro e terá 40 horas adicionais para que possam aprender sobre linguagem de programação, automação e robôs, na teoria e prática, com suporte do Espro para acesso aos materiais necessários. Os jovens serão selecionados em parceria com o Instituto Anchieta Grajaú.

Projeto Formar em parceria com a LEROY MERLIN

O projeto Formar já foi realizado em 7 cidades brasileiras, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Osasco e Rio de Janeiro, e atende jovens entre 17 e 22 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social e em busca de capacitação para conquistar o primeiro emprego.

O curso acontece em formato hibrido e os participantes recebem kit escolar, auxilio transporte, lanche, uniforme e o empréstimo de tablets com chips e plano de internet, viabilizando o acesso digital e estimulando a permanência de todos os alunos no curso.

Os jovens aprendem sobre temas específicos do segmento do varejo, desenvolvem inteligência emocional, comunicação eficaz, resolução de problemas, resiliência, empatia, colaboração e empreendedorismo. Também ocorrem 20 horas de aulas práticas em uma unidade da LEROY MERLIN

Geração W em parceria com a Winity

O Geração BMW teve sua primeira turma realizada em 2023 para jovens de 18 a 22 anos, da região de Santo Amaro – SP. Com 100 horas de curso, os jovens aprenderam sobre ética, cidadania, diversidade, solidariedade, respeito, marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais, e foram certificados pelas instituições pelas horas dedicadas a formação.

Conhece alguém ou tem interesse no curso Formação para O mundo do Trabalho – FMT? Clique aqui para conhecer as modalidades ou faça sua inscrição.

Veja as fotos: