Temos uma novidade muito legal para contar: AGORA O ESPRO TEM UM SINAL EM LIBRAS!

No mês de abril comememora-se o dia Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), (24/04), data que marca o reconhecimento e a regulamentação em lei da Libras. E para celebrar essa data tão importante e essencial, o Espro foi batizado com um sinal em Libras. 

O sinal é a forma mais prática de identificação na comunidade surda, troca-se a verbalização do nome por um gesto que representa uma pessoa e, no caso do Espro, representará a instituição, esse sinal deve ser criado e dado por uma pessoa  surda.

Historia da jovem Ana Laura

Quem criou o sinal do Espro foi a nossa jovem aprendiz Ana Laura Rocha, ela tem deficiência auditiva e paralisia cerebral. Conheça sua história de superação: ela nasceu de uma gestação de 7 meses com sua irmã gêmea que sobreviveu apenas por 1 mês com falta de oxigenação no cérebro, o que causou sua paralisia cerebral grave. Desenganada pelos médicos, Ana Laura não mexia absolutamente nada, só olhava para o chão e, com a persistência de sua mãe, começou a fazer fisioterapia, natação e diversos tratamentos necessários para seu desenvolvimento. 

“Eu terminei meu Ensino Médio, só que encontrei muitas barreiras no mercado de trabalho, eu não conseguia oportunidades, eu continuei procurando e apareceu uma oportunidade no Espro, diz Ana Laura”

Ana Laura diz que em meio a tantos nãos, dificuldades e preconceitos, encontrou no Espro sua primeira oportunidade de emprego. Ela relata que quando chegou no Espro, sentiu-se muito acolhida, pois ela já tinha intérprete e todos do Espro estavam prontos e preparados para auxiliá-la.

A jovem Ana Laura está de camiseta branca, uma blusa por baixo de mangas longas e uma bolsa preta de lado. Ela é branca, tem cabelos escuros e está usando óculos de grau pretos redondos.
Jovem aprendiz do Espro Ana Laura

“E este sentimento de acolhimento, mostra a importância da preparação que foi realizada com a equipe composta por instrutora, psicóloga, assistente social, analista de desenvolvimento , recepção e administrativo, além da sensibilização com a turma, conduzida pela intérprete. Isto é resultado de pessoas comprometidas com a experiência positiva de Incluir, diz Maísa Rigoli”

Junto com a intérprete Fernanda Wendy, a jovem criou o sinal do Espro para facilitar a comunicação e a inclusão das pessoas surdas em nossa sociedade. 

Assista aqui o vídeo emocionante que preparamos para a celebração do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e venha aprender como é o sinal do Espro em Libras. Vamos fazer juntos?

Navegue pelo site do Espro http://www.espro.org.br