Imangem mostra uma mão de jovem se aconchegando em mão de uma senhora idosa. Destaque para a chamada Dia Nacional da Filantropia 2023, o poder do trabalho voluntariado

Você sabia que em 20 de outubro foi comemorado o Dia Nacional da Filantropia? Este é um marco importante para todos nós no terceiro setor, pois representa nosso compromisso em construir uma sociedade mais justa e inclusiva. E para tornar essa data ainda mais especial, o FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, juntamente com o Mackenzie, a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Semesp, realizaram um evento para marcar a celebração.

Na celebração realizada no Auditório do MackGraphe, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, autoridades e entusiastas da filantropia se uniram para lançar o projeto “Filantropia na Cidade” e discutirem como o voluntariado e a filantropia têm o poder de transformar o Brasil. Na ocisão, o Deputado Federal Antônio Brito (PSD-BA), coautor do projeto de lei que distribuiu o Dia Nacional da Filantropia, enfatizou que esses dados nos convidam a refletir sobre o papel fundamental da filantropia em nossas vidas.

O Poder Transformador do Voluntariado

Um dos destaques das discussões foi a importância do voluntariado e como pequenos atos de retenção podem gerar um grande impacto. Não é necessário algo grandioso, pois ações simples de gentileza já fazem uma enorme diferença.

O debate sobre o poder transformador do trabalho voluntário e os desafios em envolver as pessoas, liderado por Carmem Murara, Diretora de Comunicação do FONIF, contou com a participação de Daniel Morais, fundador da plataforma Atados, e Joer Batista, gerente de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Desafios a Serem Superados

Os palestrantes destacaram também que a falta de uma cultura de doação e voluntariado forte no Brasil exige esforços contínuos para engajar as pessoas por meio de projetos impactantes e políticas públicas. Credibilidade e confiança nas ações filantrópicas foram identificadas como essenciais, sendo necessário ser transparente durante todo o processo.

Educação desde a infância

A importância da educação desde a infância também foi ressaltada como forma de semear o senso de responsabilidade social nas futuras gerações. Superar barreiras internas e a resistência das instituições à compreensão do voluntariado também foi mencionado como um desafio a ser enfrentado.

Lançamento do “Filantropia na Cidade”

Além do debate, o durante o evento foi anunciado o lançamento de “Filantropia na Cidade”, projeto que visa promover a cultura do voluntariado e da filantropia em São Paulo, estabelecendo conexões entre setores empresariais, governo, universidades e escolas.

 A proposta é criar uma grande rede de voluntariado em outubro de 2024 com a participação organizações, escolas e universidades. O projeto “Filantropia na Cidade” propõe mobilizar e transformar a nossa cidade em um lugar ainda melhor! De que forma? Com a sua participação!  Que tal organizar mutirões de limpeza na praça local, pintura da creche do bairro ou doação de brinquedos para crianças? Qualquer ação já representa uma grande transformação positiva.

Bora colocar a mão na massa e fazer a diferença na nossa cidade?

As inscrições para o Filantropia na Cidade vão de 1 de março a 28 de junho de 2024, no site do Filantropia na Cidade. Os projetos poderão ser realizados entre 6 e 20 de outubro de 2024. Mais informações no site, clicando aqui.