Você sabia que o dia 12 de junho é também o dia do Combate ao Trabalho Infantil?

Esse é um dia definido para ser marcado por ações e campanhas que promovam a erradicação da exploração infantil e o incentivo as denúncias, para que nossas crianças e adolescentes possam ter seus direitos protegidos, garantindo um crescimento leve, seguro e feliz. Além disso, também é o momento para chamar a atenção da sociedade para políticas e ações, público e privada, que garantam educação e acesso para todas as crianças e adolescentes.

No Espro, garantir aos adolescentes e jovens uma entrada segura, inclusiva e que respeite seus direitos, no mundo do trabalho, faz parte do nosso dia a dia. Por isso, além dos nossos programas de formação, nos envolvemos em articulações territoriais que buscam pela mudança e estão engajadas em cumpri esse que também é um objetivo da ONU na agenda 2030.

Ao longo do ano nosso time de Desenvolvimento Social participa de ações e eventos que abordam a temática, mas em junho, há uma maior concentração do número de ações, principalmente em entidades e setores ligados à infância e adolescência. Por meio do “Projeto Articula” e da “Articulação Intersetorial” nossos times locais terão atuações específicas em eventos e reuniões nos territórios. Essas movimentações já se iniciaram e em Manaus, o Espro marcou presença nas Reuniões do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas – FEPETI – AM, onde foram discutidas e planejadas ações para a data de 12 de junho. Já em Pouso Alegre, nosso time se conectou com o time de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ( AEPETI) para definições de estratégias para as ações de 2024 e avaliações referentes a 2023. Nessa visita, também aconteceu uma comunicação que nos enche de orgulho e reforça a importância e impacto do trabalho local de conscientização e informação que realizamos com nossos jovens, o aprendiz Pedro Carvalho, da turma 13243, teve sua produção artística como identidade da Campanha da Erradicação do Trabalho Infantil local sendo sua arte adesivada em formato Busdoor para circular durante o 1º semestre do ano.

Time Espro na Reunião do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas – FEPETI – AM
Arte criada pelo jovem aprendiz Pedro Carvalho aplicada nos veículos públicos da cidade de Pouso Alegre

Convidamos duas Jovens e Embaixadoras Espro para falar um pouco mais sobre essa data e compartilhar informações verídicas e seguras sobre o tema.