Foi com gratidão que recebemos o depoimento marcante do Lucas Cavoli.

Lucas foi um aprendiz que teve sua experiência no Itaú em 2016, quando estava vinculado ao nosso polo de Caxias. Suas palavras mostram o quanto o que estamos fazendo é importante e pode mudar vidas. Ele escreve são só para o Espro mais inspira outros jovens.

O depoimento que recebemos não é apenas sobre o Espro, mas também serve de inspiração para outros jovens, pois demonstra o quanto programas de aprendizagem podem ser transformadores. Espero que se sintam tão motivados quanto nós após lermos este relato.

Obrigada Lucas, por nos deixar saber o impacto te tivemos no seu caminho, e saiba que foi gratificante poder ver toda sua trajetória.

Depoimento na íntegra

Olá, querida equipe do Espro e demais jovens que fazem parte desta incrível instituição. Eu me chamo Lucas Cavoli, fui jovem aprendiz do Espro e gostaria de contar um pouco da minha história, antes e depois que o Espro chegou na minha vida.


Inicio o meu depoimento afirmando: A minha história antes da chegada do Espro na minha vida certamente se assemelha com a história de diversos jovens que hoje são atendidos pelo Espro.
Eu cresci em São João de Meriti, mais precisamente no bairro da Vila São João. A minha realidade socioeconômica sempre foi um enorme desafio, especialmente porque eu não tive o privilégio de conhecer o meu pai, então minha mãe teve de criar a mim e a minha irmã sem qualquer tipo de ajuda.

Além da realidade socioeconômica, eu cresci em um ambiente familiar extremamente difícil. Meu avô, que era a figura paterna mais próxima, era alcoólatra e muito agressivo. Por causa disso, eu vivi diversos episódios de violência doméstica, problema que certamente muitos jovens do Espro estão vivendo agora.

Os anos foram passando e um dia eu tive uma ideia: vou dar aulas de reforço escolar para os meus vizinhos, cobrarei R$ 10,00 e, com esse dinheiro, serei capaz de comprar 10 pacotes de miojo. Sim, naquela época o miojo custava R$ 1,00. Então quando eu tinha aproximadamente 9 anos eu posso dizer que foi quando comecei a trabalhar. Dava aulas na cozinha de casa, recebia o dinheiro e comprava pacotes de miojo. Esta foi, muitas das vezes, a principal refeição que eu e minha irmã tínhamos.

Mas eu não vim aqui apenas para te emocionar com uma história triste, meu desejo vai muito além disso. Eu vim aqui para te dizer que a história não precisa terminar da maneira que ela começa, ela pode sim ser transformada. Se hoje você faz parte do Espro você está tendo uma grande oportunidade de mudar a sua história e também de mudar a história de vários outros jovens.

Dito isso, o Espro entrou na minha vida, e ela nunca mais foi a mesma!
Me lembro com perfeição do dia em que peguei uma roupa social emprestada, fui até o Centro do Rio de Janeiro e fiz uma entrevista para um cargo de Jovem Aprendiz. Logo fui atendido e designado para fazer mais uma etapa do processo, dessa vez no Banco Itaú.
Naquela altura eu cursava Ciências Contábeis no IBMEC e, estudar lá foi a realização de mais um sonho, que em outra oportunidade eu adoraria compartilhar com vocês.
Pois bem, eu fiz a entrevista e fui selecionado. Comecei a trabalhar no Itaú, na agência
0201, no Centro de Nova Iguaçu.

Depoimento: Inicio da carreira profissional

A experiência no Itaú, concedida pelo Espro, foi extremamente significante na minha vida. Em aproximadamente 5 meses eu fui promovido para ser estagiário do Banco, mas engana-se quem pensa que eu encerrei o meu vínculo com o Espro. Talvez o vínculo profissional tenha se encerrado, mas o vínculo afetivo nunca terminou.

Depois de um tempo como estagiário, eu tomei a difícil decisão de sair do Banco Itaú e não mais voltar para este segmento. Aceitei o desafio de gerenciar uma empresa de veículos, que vende e aluga automóveis. Mesmo ainda sendo muito jovem na época, vale ressaltar que tinha apenas 21 anos, eu decidi sair da minha zona de conforto no banco e ir fazer o que eu mais gostava: Liderar pessoas.
Alguns dos melhores anos da minha vida se passaram enquanto estive nessa empresa, lá me casei, comprei meu primeiro carro e também comprei o meu primeiro imóvel. Mas ainda faltava realizar alguns sonhos, um em específico: estudar no exterior.

Depoimento: O hoje

Este sonho está sendo realizado agora. Eu estudo na University of Illinois, a Universidade de Illinois. Moro em uma cidade universitária chamada Urbana-Champaing, que fica a cerca de 2 horas da famosa cidade de Chicago. Aqui eu estudo, mas também trabalho na própria Universidade.
Hoje tenho 27 anos e posso dizer que já realizei muitos sonhos, mas talvez o principal deles eu ainda não tenha dito. Hoje trabalho como voluntário para duas organizações sociais internacionais, uma brasileira e outra norte-americana. Com estas organizações eu pude conhecer alguns países e ajudá-los de maneira significativa.

Eu tive a oportunidade de conhecer o continente africano, mais precisamente Cabo-Verde, e lá trabalhar com educação infantil. Agora em 2024 eu irei pela segunda vez para Cuba, com o intuito de doar filtros de água para o povo cubano. E sempre que visito o Brasil, costumo apoiar alguns projetos, como um
que trata de moradores de rua e usuários de drogas.
As conquistas profissionais são enriquecedoras, mas nada é tão importante quanto fazer parte do processo de melhoria social na vida das pessoas. Amaro próximo e ajudá-lo é mais importante para quem ajuda, do que para quem recebe essa ajuda.

Para Finalizar

Se o jovem que chegou no Espro foi no máximo ao estado de Minas Gerais, o homem profissional e adulto que o Espro ajudou a construir já conheceu aproximadamente 10 países.
Meu sonho é concluir um Mestrado e um Doutorado aqui na universidade, para que um dia eu possa lecionar em alguma universidade, seja no Brasil ou em outro país. E aliado a isso, gostaria de continuar servindo a projetos sociais no Brasil e no mundo, com o intuito de levar o amor ao próximo.

Concluo dizendo que às vezes temos dúvidas se os nossos esforços serão recompensados. Eu posso te afirmar, sem medo de errar, que serão sim. Eu já estive onde você está, e tenho a mais certeza de que você pode chegar lá! Chegar onde você sonha em chegar!
Espero em breve poder vê-los pessoalmente.
Atenciosamente,
Lucas Cavoli