Arte gráfica, bonecos humanos conversando lado a lado. Legenda destancando Formação para o mundo do trabalho

No Rio de Janeiro, 31 jovens com altas habilidades/superdotação e em vulnerabilidade social atendidos pelo Instituto Rogerio Steinberg participam do curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho- FMT para a capacitação profissional com valorização das habilidades e potencial com foco na inserção no mundo do trabalho.  

Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)

Quem possui um QI de 145 ou mais pode ser classificado como gênio. Segundo uma metodologia de cálculo apresentada em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Viena, o Brasil deve possuir cerca de 150 mil habitantes com tal perfil. Enquanto isso, Estados Unidos e China teriam respectivamente 1,2 milhão e 6 milhões de pessoas na mesma faixa.

“É importante dar foco e atenção aos jovens de altas habilidades, promovendo sua inserção em trabalhos que valorizem todo o seu potencial”, afirma Alessandro Saadeo.

Competências, habilidades e atitudes

O curso gratuito é gratuito e focado no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas pelas empresas. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito serão trabalhados nesta formação. Os participantes também têm acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais.

Parceria

As aulas acontecem na sede do IRS têm duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. Para a realização dessas turmas, o IRS contribuiu com o processo seletivo para a identificação dos participantes com Altas Habilidades, capacitação para o time do Espro com informações básicas sobre a temática da Superdotação, de modo a sensibilizá-los e orientá-los em relação ao atendimento do público-alvo, além da concessão de sua infraestrutura (tecnologia, espaço físico climatizado) e lanches para os beneficiários.

“Buscamos sinergia com entidades que possuem expertise complementar à nossa para entregar mais valor e mais impacto para os jovens que atendemos. A parceria com o IRS nos permite atingir um grupo de jovens que, até então, não atingíamos. Da mesma forma, proporciona novos conhecimentos e uma forma mais ampla de o time Espro enxergar e interagir com nossas juventudes”, ressalta Alessandro Saade.

Sobre o IRS

O Instituto Rogerio Steinberg (IRS) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à educação suplementar de crianças e jovens com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) – ou seja, com quociente de inteligência (QI) de 130 pontos ou superior.

Com foco na missão de “Despertar e desenvolver talentos para transformar vidas”, o IRS contribui para a redução das desigualdades sociais e o exercício da cidadania por meio de atividades suplementares de educação (culturais e educacionais), no contraturno escolar, no Rio de Janeiro.

Os beneficiários do IRS participam do Programa Desenvolvendo Talentos, que busca ampliar seus conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Informática, Codificação, Robótica e Empreendedorismo. O Instituto assume como referencial teórico principal a Metodologia STEAM e Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, que descreve como cada ser humano mostra sua capacidade cognitiva sempre de maneira única e apresenta mais ou menos domínio em diferentes áreas do conhecimento. O IRS fundamenta as atividades realizadas no programa Desenvolvendo Talentos com base na ideia de que, mesmo indivíduos considerados mais capazes, como os superdotados, necessitam de aparato educacional adequado para o melhor desenvolvimento de seus potenciais.

As oficinas do Programa visam enriquecer o currículo dos participantes com a criação de projetos, o desenvolvimento das habilidades cognitivas e comportamentais, estimulando o talento, a expressão individual, a criatividade, a sociabilidade e a mentalidade empreendedora, dando uma base importante para que sejam bem-sucedidos em qualquer carreira do século 21.