Os adolescentes e jovens do Espro participaram da ação Estação Juventude, no dia 14 de agosto, como parte da Semana Municipal da Juventude de Porto Alegre (RS). Na ocasião o Espro divulgou o Programa de Aprendizagem e o curso Formação para o Mundo do Trabalho em estande, com o apoio dos aprendizes.

 

 

Segundo a aprendiz Sabrina Xavier da Rosa, foi possível perceber o interesse dos jovens nos programas do Espro. Na sua percepção, muitos precisavam de orientações sobre a aprendizagem e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre como funciona a instituição. “Realmente gostei muito deste evento, é uma forma de atrair jovens para uma vida social mais ampla e saudável, proporcionando um futuro melhor”, completou a jovem Sabrina.

A experiência do adolescentes e jovens participando ativamente na Estação Juventude foi inovadora. Bianca Carvalho Aguilar conta que gostou de orientar os visitantes sobre inserção no mundo do trabalho por meio da socioaprendizagem, pois “ver o brilho no olhar após cada recepção foi algo inesquecível”. E Leonardo Rodrigues revela que foi um privilégio “contribuir e incentivar jovens a iniciar suas carreiras”. O apoio dos aprendizes no estande foi fundamental para destacar o diferencial do Espro em capacitação e desenvolvimento profissional.

 

Os participantes do evento também puderam aproveitar diversas atividades culturais, como: apresentações de dança, música, oficina de taekwondo, práticas de escoteiros, capoeira, reciclagem de lixo, recital. E foram oferecidos serviços de orientação: prevenção e segurança no trânsito, saúde, jurídica, estatuto da juventude, e elaboração de currículos.

A Estação Juventude teve o objetivo de reunir organizações que oferecem serviços que facilitem o acesso de adolescentes e jovens ao mundo do trabalho. O evento celebrou também o Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto. A ação é organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, com o suporte de Filipe Rodenbussch Tisbierek, parceiro voluntário do Espro.