seja-voluntario-social-e-ajude-transformar-vidas

Ao longo do ano, existem diversas datas para comemorar e reforçar a importância do trabalho voluntário. E uma delas acontece em 7 de julho, que é o Dia do Voluntário Social. Essa data existe para destacar especialmente as pessoas que se dedicam ao voluntariado.

A última pesquisa realizada pelo IBGE, em 2018, revelou que 7,2 milhões de brasileiros realizaram algum trabalho voluntário, doando tempo ou talento para causas de interesse social e comunitário. Mas esse número precisa ser ainda maior, para que seja possível construir uma sociedade cada vez melhor.

É por isso que, nesse Dia do Voluntário Social, queremos destacar cinco dicas para quem deseja colocar o amor em prática e se mobilizar para contribuir com a qualidade de vida de pessoas e comunidades. Anote aí!

Dicas para ser voluntário social

  1. Escolha um projeto social que tenha afinidade com seus valores e que contribua com a sociedade ou comunidade local.
  2. Escolha uma tarefa que já tenha prática ou conhecimento. Mesmo que você não tenha experiência profissional, há muitas habilidades que podem ajudar!
  3. Escolha uma instituição que precisa da sua contribuição. Junto com o Espro, por exemplo, você pode apoiar adolescentes, jovens, famílias e comunidades, de diversas formas!
  4. Faça tudo com seriedade profissional, ética e amor ao próximo. Leve a causa social a sério e dê todo apoio que puder, sempre da melhor maneira possível.
  5. Espalhe essa mensagem e inspire outras pessoas que, assim como você, também podem construir a qualidade de vida em sociedade.
  6. Praticar voluntariado social é bom para todos! Inclusive você, que recebe sorrisos, gratidão e ainda é recompensado com um coração cheio de amor!

Como destacar voluntariado no currículo

Além do desenvolvimento pessoal, da gratidão de todos que recebem apoio e do bem-estar que você sentirá ao ajudar o próximo, também é possível destacar seu trabalho como voluntário social no currículo. Portanto, é uma boa opção, inclusive, para quem ainda não teve experiência profissional e está procurando oportunidade de primeiro emprego.

Então aqui estão algumas orientações para te ajudar a incluir as informações da melhor maneira possível. Agora aproveite para já atualizar, pois voluntariado é, cada vez mais, um grande diferencial para a maioria dos recrutadores.

  1. Reserve um espaço especial, como “Informações Complementares”.
  2. Prefira incluir as atividades que estejam mais conectadas com sua área de atuação, lembre-se que é um complemento profissional.
  3. Destaque o período exato do trabalho, se for algo que você faz por tempo indeterminado e com frequência destaque quando iniciou a atividade (exemplo: desde 2020).
  4. Inclua o nome das instituições onde realizou o trabalho voluntário.
  5. Descreva, em poucas palavras, quais habilidades você usou e qual o impacto para a sociedade ou comunidade local.

 

Ajude a espalhar essa ideia!

Só quem já passou por essa experiência sabe como é importante ser voluntário social. E para que mais pessoas possam se inspirar e ajudar, é preciso espalhar a ideia e conversar sobre sua experiência e todo o aprendizado que teve.

E lembre-se que também é possível realizar voluntariado aqui no Espro, para dar força na formação de adolescentes e jovens que estão iniciando no mundo do trabalho. Portanto, caso você tenha interesse em ajudar, entre em contato e confira mais informações no link abaixo!

[button type=”default” size=”lg” link=”https://www.espro.org.br/apoiadores/” ]Voluntariado no Espro[/button]