Os adolescentes e jovens da turma 7601, do polo Sumaré Santo Amaro, da Filial São Paulo, visitaram no dia 13 de dezembro, a tribo indígena Tekoa Pyau, no pico do Jaraguá. Acompanhados pela instrutora Susana Santos e pelo instrutor orientador Washington Peinado, os participantes idealizaram uma ação social intitulada: Qual minoria você apoia?, por meio de um Projeto da empresa Gestores do Futuro – “Alphateen”.

“É muito gratificante participar de algo tão grandioso. Podemos sentir em nossa pele um pouco da realidade das comunidades indígenas no Brasil, suas alegrias, angustias, cultura, religião e de suas atividades feitas no dia a dia”, disse o jovem Jonathan Pereira de Oliveira.

Para Daniela de Oliveira Silva, “a vivência da Alphateen no pico do Jaraguá nos fez enxergar que além de necessidades básicas de sobrevivência como alimentos, saneamento básico e moradia de qualidade, eles são carentes de afeto, atenção, cuidado, carinho e principalmente respeito”.

O projeto foi planejado três meses antes pela empresa Alphateen. Os jovens se mobilizaram para arrecadação de alimentos, os quais foram doados para as famílias indígenas. Além disso, angariaram fundos para o fretamento de um ônibus para realização do transporte do polo até a aldeia no dia da ação.

“Foi uma experiência fantástica que agregou muito na minha vida pessoal e até mesmo profissional”, afirmou Bianca Alves.  

A visita à aldeia foi pautada na integração dos índios com os jovens e na apresentação de seus costumes e cultura.

De acordo com a instrutora Susana, a ação permitiu aos aprendizes e futuros gestores de empresas a doação para o pleno desenvolvimento social tendo como base o respeitado a diversidade. “Considero que os aprendizes têm projetos valiosíssimos sendo necessários estarmos abertos a ouvir, motivar, fazer os ajustes necessários e o mais importante apoiar sempre”.