Aqui no Espro, o ano de 2021 trouxe um grande avanço no combate à pobreza menstrual com a chegada do Projeto Novo Ciclo, um programa de conscientização voltado a adolescentes e jovens Espro de todo o país realizado em parceria com a Inciclo, marca de coletores menstruais.

Desde outubro, nossos aprendizes vêm trilhando o conhecimento sobre higiene íntima, saúde, sexualidade, identidade de gênero e sustentabilidade, por meio de oficinas de convivência e conteúdo de apoio elaborado em diversos formatos como e-book, podcast e vídeos shorts.

Em janeiro de 2022, teve início a segunda fase das oficinas de convivência, aplicadas aos jovens – que já participaram da primeira etapa- com o tema “Menstruação: um papo para fluir”. Nestes encontros, são abordados conteúdos que desmistificam a anatomia do sistema reprodutor feminino, métodos contraceptivos e ainda apresenta uma abordagem didática e preparatória para o uso, manutenção e higiene dos coletores menstruais, produtos que ao final desta fase de formação serão entregues gratuitamente aos jovens que menstruam e optarem pelo recebimento do kit de coletor Inciclo.

Como o conhecimento é o nosso grande aliado no combate às desigualdades, além das oficinas, do e-book Novo Ciclo, do nosso podcast especial, também disponibilizamos mais um canal para consulta sobre o tema. Trata-se da nossa Central TPM (Todas as Perguntas sobre Menstruação), uma playlist no Youtube @esprooficial recheada de perguntas e respostas sobre menstruação e o uso de coletores. Clique aqui e confira.