O resultado de uma pesquisa realizada pelo Espro com ex-aprendizes serviu de base para o jornalismo da Rede Globo desenvolver uma pauta exclusiva com a instituição. O conteúdo, uma reportagem de 3 minutos e 40 segundos, foi ao ar na edição do SP1 desta terça-feira (13/08).

Logo no início da matéria, o apresentador César Tralli destaca um dos dados pontuados na pesquisa, no qual mostra que 66% dos adolescentes e jovens que passaram pelo programa de Socioaprendizagem, em São Paulo – entre maio de 2018 a maio de 2019 – estão empregados. O levantamento foi feito com 1.495 ex-aprendizes.

     

A reportagem ouviu a Jovem Aprendiz Espro, Victória Osti, no local onde realiza a atividade prática, no e-commerce do parceiro Magazine Luiza. Na oportunidade, ela pode falar da importância do Espro para o seu desenvolvimento profissional.

Além disso, a equipe da Globo esteve no polo de Itaguaçu e também abordou o diferencial do Espro no desenvolvimento da atividade teórica com os adolescentes e jovens.

Além de aprendizes e integrantes do FMT, a repórter Bruna Vieira entrevistou o Saade, superintendente, que falou de forma mais abrangente sobre o resultado da pesquisa, o espaço dado pelas empresas para contratações, bem como do modelo de aprendizagem de forma geral.

     

A pesquisa também aponta que 32% dos jovens foram efetivados na mesma empresa na qual iniciou o programa de Socioaprendizagem, cujo objetivo principal é justamente inserir esse público, de 14 a 24 anos, no mercado de trabalho, atendendo assim a Lei da Aprendizagem.

Clique aqui para assistir a reportagem completa disponível no Globoplay. Confira também o complemento da matéria sobre o assunto com a participação da Marina Proença.