Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é comemorado em 17 de outubro.

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade e os governos de todo o mundo sobre o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência.

A pobreza extrema é considerada um crime contra os Direitos Humanos, e todos os governos devem assegurar que os seus habitantes vivam com qualidade de vida e dignidade.

Segundo o Gini – responsável por medir a desigualdade, a pobreza saltou para 0,640 na pandemia em 2021, ficando acima de toda a série histórica pré pandemia.

No Brasil, as maiores expansões da pobreza aconteceram no Rio de Janeiro, Distrito Federal e

Roraima. No Rio a população pobre subiu de 16,9% em 2019 para 23,8% em 2021, quase um quinto da população! No Distrito Federal a pobreza foi de 12,9% para 20,8% no mesmo período.

Em São Paulo, que já foi a Terra das Oportunidades, a população mais pobre chegou a 19,7%, alta de 5.9 Pontos. Já no Piauí a pobreza saltou de 41,1% para 46,4%. O Amapá é o Estado com a maior concentração de população pobre:55,9%, contra 51,4% na medição anterior.

Infelizmente não temos muito o que comemorar nesta data. Mas para combater essa realidade, nós do Espro lutamos para EDUCAR TRANSFORMAR e INCLUIR adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade ao mundo do trabalho.

Vamos fazer a nossa parte para um mundo melhor!