A nova turma do Ser e Conviver do bairro Vida Nova de Campinas participaram de atividade especial de Percepção de Território. A ação, que aconteceu no dia 6 de fevereiro, permitiu que adolescentes e jovens ampliassem os conceitos discutidos em sala, saindo para caminhar pelo bairro.

Os participantes fizeram breves entrevistas com alguns moradores, anotaram pontos de melhorias, avaliaram equipamentos públicos e tiraram fotos do que consideraram importante para discussão em sala. Após a ação, todos se dividiram em grupos de trabalho e elaboraram um relatório sintetizando os dados levantados e os pontos de melhoria do trabalho da própria equipe.

O encerramento da atividade aconteceu com um bate-papo relacionando os conceitos de identidade e percepção de território com o material elaborado e os jovens contruíram, em conjunto, uma organização júnior que se propõe a auxiliar a comunidade com a demanda por informações que sejam relevantes para seu desenvolvimento: OJIC – Organização Júnior de Informação para a Comunidade. A instrutora Cristiane Canella destaca que "valorizar o processo de formação é garantia de resultado efetivo de transformação não só para o mundo do trabalho, mas para a vida".

Essa ação é muito importante para inserir os jovens em discursos sobre os conceitos de cidadania. Assim, eles podem refletir sobre o papel na sociedade, analisar a realidade, verificar os desafios a serem superados e se reconhecerem como responsáveis pelo seu próprio destino. A jovem Camila Cristina dos Santos Cândido, de 16 anos de idade, conta que gostou muito do resultado, mas "foi um grande desafio fazer a atividade de modo profissional". Nesse sentido, com a prática de construir a organização júnior, os jovens vivenciarão um processo de politização construindo e consolidando reflexões a respeito de cidadania e práticas do mundo do trabalho.