Finalizando o mês de outubro os jovens da etapa intermediária, da filial BH, desenvolveram o projeto “Nós” em Nossas Vidas. O Projeto teve como objetivo desenvolver o processo de autoconhecimento, proporcionando uma uma reflexão de quem ele é, assim como identificar padrões de pensamentos e hábitos pessoais. 

Ao utilizar a técnica de auto retrato, os jovens desenvolveram a percepção da própria imagem, representação, apresentação, expressão e conhecimento de si para si mesmo. Ao se retratar os jovens conseguiram melhorar seus pensamentos, sentimentos, comportamento e tomadas de decisões.
Segundo a jovem Andresa Emanuele o processo do autoconhecimento é transformador. O maior investimento que podemos fazer para nós mesmos, pois quando nos conhecemos não agimos por impulso, desenvolvemos uma conexão consciente com o nosso “eu” e com o mundo externo. 

Para a construção do plano de treinamento foi utilizado o componente curricular Gestão de Projetos, podendo o jovem colocar em prática todo o conjunto de competências e aprendizados adquiridos. Para a instrutora Renata Souza o autoconhecimento se torna mais fácil quando temos consciência de nossas crenças, valores e atitudes. Enxergar o meu jovem, é possibilitar que o mesmo desenvolva essa prática em si.