Estudo do Espro aponta ainda que 85% dos adolescentes e jovens sentem que o programa de socioaprendizagem da entidade gerou transformação em suas vidas

 

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) divulga os resultados de sua mais recente Pesquisa de Satisfação Jovem, levantamento feito para entender as principais aspirações, opiniões e necessidades dos jovens que passam pelo programa de aprendizagem do Espro. Nesta edição, as principais aspirações para o futuro dos adolescentes e jovens são ter a independência financeira (86%), conquistar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (75%) e comprar a casa própria (74%).

A Pesquisa Satisfação Jovem 2022 ouviu 4.424 adolescentes e jovens, com idades entre 14 e 23 anos, que estão ou passaram pelo programa de socioapredizagem do Espro. As consultas, feitas por meio de questionário online, ocorreram de fevereiro a abril deste ano. O índice de confiabilidade é de 99% e a margem de erro é de 2%.

Ao fazer o recorte em relação à situação de vulnerabilidade dos entrevistados, ter independência financeira é uma aspiração para 90% dos adolescentes e jovens em baixa vulnerabilidade social, para 85% daqueles em média vulnerabilidade e 83% para alta. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional corresponde a 73% para quem está em situação de alta vulnerabilidade e 75% para média e baixa. Sobre comprar a casa própria, é uma aspiração para 72%  dos entrevistados em situação de baixa vulnerabilidade, 73% dos em  média e 76% dos em alta.

Este recorte foi feito utilizando o Índice de Vulnerabilidade Espro (IVE), o primeiro indicador que mede o grau de vulnerabilidade do jovem.

“Por meio da pesquisa, pudemos perceber que os jovens estão muito engajados em construir uma carreira profissional sólida e a socioaprendizagem dá as ferramentas necessárias para que eles criem a base que sustentará suas relações profissionais e até pessoais. Um ponto importante para destacar é a consciência desses jovens em encontrar o equilíbrio entre o trabalho e o lazer”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Importância da Lei de Aprendizagem

Para 73% dos adolescentes e jovens que participaram do Programa de Socioaprendizagem do Espro, houve melhora na qualidade de vida familiar. Aliado a isso, 65% admitem melhora no seu desempenho escolar, 85% afirmam que o programa de  socioaprendizagem gerou transformação em suas vidas e 94% se sentem pessoas mais responsáveis.

O desenvolvimento pessoal é algo percebido por 94% dos aprendizes. A percepção de que é possível realizar seus sonhos e ser protagonista da sua própria história é compartilhada respectivamente por 86% e 88% dos entrevistados.

Sobre o IVE

O Índice de Vulnerabilidade Espro (IVE) é o indicador que mede o grau de vulnerabilidade do jovem. A criação do IVE tem como objetivo apoiar a triagem dos jovens selecionados e servir de base para pesquisas de mensuração de impacto das ações do Espro.

O desenvolvimento do IVE tem referência em organismos e instituições nacionais e internacionais, como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização das Nações Unidas (ONU), somado aos 43 anos de conhecimento acumulado e produzido pelo Espro sobre o tema.

 

O IVE está assentado, inicialmente, em três dimensões: perfil identitário, renda e escolaridade, divididas em nove critérios-base: 1. identidade de gênero; 2. etnia; 3. orientação sexual; 4. renda familiar; 5. escolaridade da mãe e/ou responsável; 6. fonte de renda; 7. beneficiário de políticas públicas; 8. rede de ensino e, 9. condições do domicílio. Para cada critério foram atribuídos pesos que geram pontuações, sendo a máxima de 33 pontos. Quanto maior a pontuação, maior a vulnerabilidade do jovem a partir da seguinte escala: entre 0 e 3: baixa vulnerabilidade; entre 4 e 10, média vulnerabilidade; entre 11 e 24, alta vulnerabilidade e, entre 25 e 33, altíssima vulnerabilidade. Ele foi aplicado pela primeira vez na Pesquisa de Empregabilidade 2022.

 

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. A instituição tem como objetivo auxiliar esses profissionais a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em sua trajetória, o Espro encaminhou mais de 430 mil adolescentes e jovens para processos seletivos ou para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Além disso, realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada dos jovens.

A associação filantrópica está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando 2.202 municípios e capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho.

Quem busca o primeiro emprego pode acessar o site do Espro. As empresas interessadas em contratar jovens e contribuir com a missão de construir uma sociedade mais inclusiva encontram mais informações e contatos aqui.

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br

Isaac Toledo – isaac.toledo@2pro.com.br

Telefone: (11) 9-8360-7748