Ao lado de Jovens Aprendizes, colaboradores, empresas parceiras e membros do conselho, o Espro celebrou, na noite da última terça-feira (26), seus 40 anos de fundação, em evento no Buffet Fiorelo, em São Paulo.     

Em clima marcado por muita emoção, com direito a apresentação do vídeo institucional que mostra a trajetória da instituição, depoimentos de Jovens Aprendizes e lançamento dos novos livros de Socioaprendizagem, os participantes puderam conhecer melhor as ações realizadas voltadas à transformação de vidas de adolescentes e jovens em todo o Brasil.

     

“Temos uma gratidão imensa com todos que nos antecederam, aos que hoje estão conosco e para aqueles que estão vendo que é uma obra coletiva, de muito significado e que nós queremos ver perpetuar”, afirmou o presidente do conselho do Espro, Luiz Augusto Prado Barreto.

Crescimento – Desde a fundação, em março de 1979, o trabalho realizado pela instituição já impactou de forma direta a vida de cerca de 215 mil adolescentes e jovens. Apenas em 2018 foram inseridos 23,7 mil no Programa de Socioaprendizagem. O número é 15% superior ao registrado no ano anterior, quando foram atendidos 20.617.

“Um dos principais desafios para continuarmos seguindo o nosso propósito nos próximos 40 anos é entender, respeitar e adequar a dinâmica deste jovem, levando a ele novas possibilidades de educação, transformação e inclusão”, ressalta o superintendente, Alessandro Saade.

O crescimento na base de jovens do Espro segue o mesmo índice de 15% registrado no número de aprendizes inseridos no mercado de trabalho no Brasil. De acordo com o CAGED, em 2018 foram realizadas 436.381 admissões contra 362.679 no ano anterior.

“A gente sentiu no Espro essa confiança de, além de ser um trabalho de inclusão social, que vai muito ao encontro dos nossos valores, ser também um parceiro que a gente sabe que pode contar, que é seguro”, destacou Fernanda Rios Muffato, supervisora de Gestão de Talentos na empresa DHL.

Vidas Transformadas

“Estou muito feliz de ter participado de uma festa tão grande. Eu sou muito grata pela oportunidade, por tudo que o Espro fez na minha vida e por toda a transformação que eu vejo acontecer na vida de tantos jovens também”, disse Ingrid Clemente Xavier, que teve a oportunidade de participar do evento.

A passagem pelo Espro também mudou para melhor a vida de Karine Ribeiro da Silva, que atua como Jovem Aprendiz na TV Bandeirantes, uma das mais de 2,7 mil empresas parceiras da instituição. “Antes eu era muito tímida, introspectiva, falava pouco e tinha muito medo de ousar e arriscar. E depois do Espro sou disposta a novos desafios, engajada e pronta para me arriscar para o que der e vier”, disse ao destacar que a oportunidade é um degrau importante para continuidade de sua carreira profissional.

Em breve vamos disponibilizar a galeria completa de fotos do evento.